Dicionário Sonoridades da Cena: motivações, desafios e estratégias
DOI:
https://doi.org/10.5965/1414573103562025e0207Palavras-chave:
dicionário, sonoridades, arets cênicas, termos, conceitosResumo
O projeto de pesquisa intitulado "Sonoridades da Cena: termos e conceitos" visa desenvolver coletivamente verbetes para um dicionário homônimo, inédito na lusofonia, por meio de investigação terminológica e conceitual do vocabulário do som nas artes cênicas. O projeto teve seu início em 2021 e, atualmente, conta com 90 pesquisadoras(es) vinculadas(os) a 38 instituições de ensino das 5 (cinco) regiões do país. O presente artigo tem como objetivo apresentar as principais motivações, além de desafios e estratégias que perpassaram o processo até o momento.
Downloads
Referências
ALMEIDA, Gil Roberto; LIGNELLI, César. No Marulhar das Glossolalias em Artaud. Revista Brasileira de Estudos da Presença. Porto Alegre, v. 6, n. 1, p. 71–93, 2022. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/presenca/article/view/55254. Acesso em: 16 nov. 2025.
BANUELAS, Roberto. Diccionario del cantante: Terminología clásica, vocal, musical y cultural. Ciudad de México: Editorial Trillas Sa De Cv, 2009.
BARBA, Eugênio; SAVARRESE, Nicola. A Arte Secreta do Ator: dicionário de antropologia teatral. Campinas: Hucitec e Editora da Unicamp, 1995.
BASSO, Alberto. Dizionario Enciclopedico Della Musica e Dei Musicisti. I Titoli e i Personaggi. Turim: Utet, 1999.
BELY, Andrei. Glossolalia: A poem about sound. New York: Pforte Verlag, 2003.
BORBA, Francisco da Silva. Organização de Dicionários: uma introdução à lexicografia. São Paulo: UNESP, 2003.
CERTEAU, Michel de. A Fábula Mística Volume I - Século XVI e XVII: Séculos XVI e XVII. Volume II. Forense: Rio de Janeiro, 2015.
CHAVES, Marcos Machado. LIGNELLI, César. Ex-pressão musical: universo de nó tonal. Rio de Janeiro: Multifoco, 2025.
CAVARERO, Adriana. Vozes Plurais - Filosofia da expressão vocal. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2011.
DAVINI, Silvia. Dossiê - Som, Palavra e Performance II. Revista VIS: Revista do Programa de Pós-Graduação em Artes da UnB [S. l.], v. 8, n. 2, 2009.
ESTEBAN, Maria Paz Sandín. Investigación Cualitativa en Educación: fundamentos y tradiciones. Madrid: McGRAW-Hill/Interamericana de España, 2003.
FOUREZ, Gerard. A construção das ciências: introdução à filosofia e à ética das ciências. São Paulo: Unesp, 1995.
GUINSBURG, Jacob; FARIA, João Roberto; LIMA, Mariângela Alves de. Dicionário de Teatro Brasileiro: temas, formas e conceitos. São Paulo: Perspectiva: Sesc São Paulo, 2006.
HONEGGUER, Marc; PREVOST, Paul. Dictionnaire des œuvres de l'art vocal - Tome 1. Paris: Bordas Editions, 1993a.
HONEGGUER, Marc; PREVOST, Paul. Dictionnaire des œuvres de l'art vocal - Tome 2. Paris: Bordas Editions, 1993b.
HONEGGUER, Marc; PREVOST, Paul. Dictionnaire des œuvres de l'art vocal - Tome 3. Paris: Bordas Editions, 2003.
HORST, Leuchtmann. Wörterbuch Musik / Dictionary of Terms in Music: Englisch – Deutsch. Metz: J.B. Metzler Verlag, 2000.
OLIVEIRA JÚNIOR, Antônio Wellington de. Glossolalia: Voz e Poesia. São Paulo: EDUC; FAPESP; Omni, 2004.
KOUDELA, Ingrid Dormien; ALMEIDA JUNIOR, José Simões de. Léxico de pedagogia do teatro. São Paulo: Perspectiva: Escola de Teatro, 2015.
LARRUE, Jean-Marc; MERVANT-ROUX, Marie-Madeleine. Théâtre: le lieu où l’on entend. L’Annuaire théâtral, numéro 56-57, 2014, p. 17–45. https://doi.org/10.7202/1037326ar. Acesso em: 18 nov. 2025.
LAVILLE, Christian & DIONNE, Jean. A construção do saber: manual de metodologia da pesquisa em ciências humanas. Porto Alegre: Artmed; Belo Horizonte: UFMG, 2007.
LIGNELLI, César. Sonoplastia: breve percurso de um conceito. ouvirOUver, Uberlândia, [v. 10, n. 1, p. 142–150, 2015. DOI: 10.14393/OUV13-v10n1a2014-9. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/ouvirouver/article/view/32065. Acesso em: 16 nov. 2025.
LIGNELLI, César; MAGALHÃES, Pablo; MAYER, Guilherme. Sonoplastia e sentido Breves variantes de um conceito. ouvirOUver (Online), Uberlândia, v.18, p.80 - 95, 2022.
LIGNELLI, César; JACOBS, Daiane Dordete Steckert; VARGENS, Meran Muniz da Costa; MUNDIM, Tiago Elias. Editorial / Apresentação. Voz e Cena, [S. l.], v. 6, n. 01, p. 04–05, 2025a. DOI: 10.26512/vozcen.v6i01.58775. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/vozecena/article/view/58775. Acesso em: 16 nov. 2025.
LIGNELLI, César; JACOBS, Daiane Dordete Steckert; VARGENS, Meran Muniz da Costa; MUNDIM, Tiago Elias. Editorial / Apresentação. Voz e Cena, [S. l.], v. 6, n. 02, p. 04–05, 2025b. DOI: 10.26512/vozcen.v6i02.60491. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/vozecena/article/view/60491 Acesso em: 16 nov. 2025.
MARZANO, Michela. (org.). Dicionário do Corpo. São Paulo: Edições Loyola, Centro Universitário São Camilo; 2012.
NOLETTO, Israel. Glossopoese: O Complexo e Desconhecido Mundo das Línguas Artificiais. São Paulo: Biblioteca 24 horas, 2011.
PAVIS, Patrice. Dicionário da Performance do Teatro Contemporâneo. São Paulo: Perspectiva, 2017.
PAVIS, Patrice. Dicionário do Teatro. São Paulo: Perspectiva, 1999.
POZZO, Alessandra. La glossolalie en Occident. Paris: Les Belles Lettres, 2013.
REID, Cornelius. A Dictionary of Vocal Terminology: An Analysis. New York: Joseph Patelson Music House, 1983.
SADIE, Stanley. Dicionário Grove de Música. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 1994.
SAGARMINAGA, Joaquin. Diccionario De Cantantes Líricos Espanoles. Madrid: Fundacion Caja de Madrid,1997.
SARRAZAC, Jean-Pierre. Léxico do Drama Moderno e Contemporâneo. São Paulo: Cosac Naify, 2014.
SPACCAZOCCHI, Maurizio. Dizionario Delleducatore Musicale. Milão: Ricordi, 1990.
STANISLAVISKI, Constantin. Manual do Ator. São Paulo: Martins Fontes, 1997.
TREVISAN, Tarsila de Oliveira. A surdez da pesquisa teatral: levantamento bibliográfico e a ausência de estudos sobre aspectos sonoros no teatro. In: Reunião Científica da Associação Brasileira de Pesquisa e Pós- Graduação em Artes Cênicas (ABRACE), 2024, São João Del Rei. Poster apresentado no Fórum de Graduação. São João del Rei, outubro de 2024. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/385745529_A_surdez_da_pesquisa_teatral_levantamento_bibliografico_e_a_ausencia_de_estudos_sobre_aspectos_sonoros_no_teatro. Acesso em: 09 nov. 2024.
UHIARA, Rafaella; WEGNER, Ana. A estética do bisonho: reflexões sobre a vocalidade no teatro de Philippe Quesne. Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 2, n. 27, 2016, p. 381-396. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/7711/6495. Acesso em: 19 nov. 2025
VASCONCELLOS, Luiz Carlos. Dicionário de Teatro. Porto Alegre: L&PM editores, 2009.
WEGNER, Ana.; UHIARA, Rafaella. Editorial: Como estamos pensando o som nas Artes Cênicas?. Revista Brasileira de Estudos da Presença, Porto Alegre, v. 14, n. 4, 2024. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/presenca/article/view/144290. Acesso em: 7 jan. 2025.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Declaração de Direito Autoral
Os leitores são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista, desde que haja sempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Urdimentoe que não haja qualquer alteração no trabalho original. Qualquer outro uso dos textos precisa ser aprovado pelo(s) autor (es) e pela Revista. Ao submeter um artigo à Urdimento e tê-lo aprovado os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista: os direitos de primeira publicação e a permissão para que a Revista redistribua esse artigo e seus meta dados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
Este periódico utiliza uma Licença de Atribuição Creative Commons– (CC BY 4.0)
Dados de financiamento
-
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo
Números do Financiamento 2025/01572-5

