Rastros de Luz, Traços de Ofício: bases para análise da documentação da iluminação cênica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/1414573102552025e0112

Palavras-chave:

iluminação cênica, documentos técnico-artísticos, ofícios teatrais, história do espetáculo, arquivologia

Resumo

O artigo apresenta os fundamentos teóricos e metodológicos de uma pesquisa sobre a documentação da iluminação cênica como expressão de saberes técnico-artísticos. Propõe uma abordagem arquivístico-artística a partir de entrevistas e coleta de documentos junto a profissionais do Brasil, Argentina e Itália. São delineados conceitos operacionais, critérios para estudo de tipologia documental e procedimentos metodológicos, além de reflexões iniciais sobre os significados atribuídos a esses materiais. A proposta contribui para o reconhecimento desses documentos como parte da história do espetáculo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Berilo Luigi Deiró Nosella, Universidade Federal de São João del Rio

Doutorado em artes cênicas pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio). Professor do Curso de Graduação em Teatro e do Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas do Departamento de Artes da Cena da Universidade Federal de São João del-Rei. Bolsista Produtividade em Pesquisa do CNPq.

Fabiana Siqueira Fontana, Universidade Federal de Santa Maria

Doutorado, mestrado e bacharelado em artes cênicas pela Universidade Federal do estado do Rio de Janeiro (Unirio). Arquivologia pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Professora na Universidade Federal de Santa Maria, no Departamento de Artes Cênicas e no Programa de Pós-Graduação em Artes da Cena.  

Referências

BELLOTTO, Heloísa Liberalli. Diplomática e tipologia documental em arquivos. Brasília: Briquet de Lemos/Livros, 2008.

CONARQ, Conselho Nacional de Arquivos. Glossário – Central Técnica de Documentos Eletrônicos (CTDE). Rio de Janeiro: Conarq, 2008. Disponível em: https://www.gov.br/conarq/pt-br/assuntos/camaras-tecnicas-setoriais-inativas/camara-tecnica-de-documentos-eletronicos-ctde/2008_ctdeglossario_v4.pdf. Acesso em: 25 maio 2025.

DUBATTI, Jorge. O teatro dos mortos. Trad. Sérgio Molina. São Paulo: Edições Sesc-SP, 2016 (e-book).

FONTANA, Fabiana Siqueira e SCHMIDT, Clarissa Moreira dos Santos. O teatro, os arquivos pessoais e os registros dos processos de criação. In: CAMPOS, José Francisco Guelfi. Arquivos pessoais: fronteiras. São Paulo: Associação de Arquivistas de São Paulo – ARQ-SP, 2020, p.421-445.

MERVANT-ROUX, Marie-Madeleine. De um ‘passado audível’ a outro, um mesmo protocolo de escuta? Revista Brasileira de Estudos da Presença, Porto Alegre, v. 14, n. 4, 2024. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/presenca/article/view/144602. Acesso em: 25/05/2025.

MOREIRA, Carina Maria Guimarães; NOSELLA, Berilo Luigi Deiró. História, política e cena: questões de oralidade e história na pesquisa cênica. Encontro Regional Sudeste de História Oral: alteridades em tempos de (in)certeza: escutas sensíveis, 12. Anais... Belo Horizonte: ABHO, 2017. Disponível em: http://sudeste2017.historiaoral.org.br/resources/anais/8/1508074528_ARQUIVO_Texto_BeriloeCarina.pdf. Acesso em: 25/05/2025.

NOSELLA, Berilo Luigi Deiró. Os documentos da iluminação cênica e a pesquisa em história do espetáculo: o Vestido de noiva de 1943. Urdimento – Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 4, n. 49, p. 1–28, 2023. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/24408. Acesso em: 25/05/2025.

NOSELLA, Berilo Luigi Deiró. Conhecimento e oralidade dos fazeres técnicos dos bastidores/coxias como dimensão extensionista nas artes cênicas: a proposta e o trabalho do Netoc/GPHPC/UFSJ. Reunião Científica da Abrace, 11, Anais..., 2025 (no prelo).

SALLES, Cecília de Almeida. Gesto inacabado: processo de criação artística. 2 ed. São Paulo: Fapesp/Annablume, 2004.

THOMPSON, Paul. A voz do passado: história oral. 2 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra,1992.

ZAVADSKI, Carole. La singularité du travail – Métiers et competénces du spectacle vivant. Théâtre Public, Paris, n. 217, p. 49-53, juillet-septembre 2015.

Publicado

31-08-2025

Como Citar

NOSELLA, Berilo Luigi Deiró; FONTANA, Fabiana Siqueira. Rastros de Luz, Traços de Ofício: bases para análise da documentação da iluminação cênica. Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 2, n. 55, p. 1–27, 2025. DOI: 10.5965/1414573102552025e0112. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/27401. Acesso em: 1 set. 2025.

Edição

Seção

Dossiê Temático: Acervos Ex-cêntricos: as materialidades diversas da documentação nas Artes Cênicas