Pílulas pandêmicas: a ausência corpórea na pandemia e a reconfiguração do corpo pela arte
DOI:
https://doi.org/10.5965/1414573104532024e114Palavras-chave:
literatura, performance, corpo, leitura, COVID-19Resumo
O presente artigo tem como objetivo problematizar a ausência dos corpos enquanto presentificação durante o período pandêmico da COVID-19, a fim de demonstrar como a arte serviu como meio de resistência e rasura, fazendo com que pudéssemos retornar a enxergar as corporeidades por meio das produções artísticas. Para tanto, o artigo em questão analisa o projeto Pílulas Pandêmicas, trazendo discussões a respeito das fronteiras entre literatura, teatro, leitura, performance, mise-en-scéne e as percepções acerca do corpo imóvel que ora escreve e que se torna presente frente à câmera com sua movimentação. Como base teórica utilizaram-se as pesquisas de Antonin Artaud, David Le Breton e Paul Zumthor.
Downloads
Referências
ARTAUD, Antonin. O ator e seu duplo. Trad. Teixeira Coelho. São Paulo: Martins Fontes, 2006.
BLANCHOT, Maurice. A parte do fogo. Trad. Ana Maria Scherer. Rio de Janeiro: Rocco, 2011.
BRISOLARA, Maria Isabel Teixeira. A Cuidadora. 2023. No prelo.
BRISOLARA, Maria Isabel Teixeira. A Velha. In: Pandemia em contos. Florianópolis: Editora da UFSC, 2023, p. 83-84.
BRISOLARA, Maria Isabel Teixeira. Os Amantes. In: Pandemia em contos. Florianópolis: Editora da UFSC, 2023. p. 279-280.
CIA. EMBRÓGLIO. Conexão Brasil-Guatemala: agência de desemprego. Disponível em: https://www.facebook.com/CiaEmbroglio/videos/958932117849423. Acesso em: 03 set. 2024.
CIA. EMBRÓGLIO. Pílulas pandêmicas. Disponível em: https://www.youtube.com/@CiaEmbroglio. Acesso em: 10 set. 2024.
FOUCAULT, Michel. A ordem do discurso: aula inaugural no Collège de France, pronunciada em 2 de dezembro de 1970. Tradução: Laura Fraga de Almeida Sampaio. São Paulo: Edições Loyola, 2012.
GALINDO, Regina José. Agencia del desemprego. Disponível em: https://www.reginajosegalindo.com/agencia-del-desempleo. Acesso em: 03 set. 2024.
GOLDIN, Nan. The Ballad of Sexual Dependency. 1980-1986. In: MoMA. Nan Goldin: The Ballad of Sexual Dependency. Disponível em: https://www.moma.org/calendar/exhibitions/1651? Acesso em: 23 ago. 2024.
LE BRETON, David. Adeus ao corpo: antropologia e sociedade. Trad. Marina Appenzeller. Campinas: Papirus, 2013.
SINGER, Ben. Modernidade, hiperestímulo e o início do sensacionalismo popular. In: CHARNEY, Leo; SCHWARTZ, Vanessa R. (Orgs.). O cinema e a invenção da Vida Moderna. Trad. Regina Thompson. São Paulo: Cosac Naify, 2004, p. 95-123.
THE Whale. [S. l.], 2023. 1 vídeo (1h 57min). Direção: Darren Aronofsky. Roteiro: Samuel D. Hunter. Intérpretes: Brendan Fraser, Sadie Sink, Ty Simpkins e outros. Drama.
ZUMTHOR, Paul. Performance, recepção, leitura. Trad. Jerusa Pires Ferreira e Suely Fenerich. São Paulo: Cosac Naif, 2007.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Declaração de Direito Autoral
Os leitores são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista, desde que haja sempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Urdimentoe que não haja qualquer alteração no trabalho original. Qualquer outro uso dos textos precisa ser aprovado pelo(s) autor (es) e pela Revista. Ao submeter um artigo à Urdimento e tê-lo aprovado os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista: os direitos de primeira publicação e a permissão para que a Revista redistribua esse artigo e seus meta dados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
Este periódico utiliza uma Licença de Atribuição Creative Commons– (CC BY 4.0)