Narrativas pandêmicas: percepção e preparação do corpo na cena contemporânea da dança paulistana
DOI:
https://doi.org/10.5965/1414573102512024e0206%20Palavras-chave:
corpo, percepção, preparação, dança contemporâneaResumo
Artistas “do corpo” enfrentaram desafios ao reinventar suas formas de produção, lidando também com a falta da presença física durante a pandemia de covid-19. Isso desestruturou e mobilizou outros modos de percepção e preparação do corpo, bem como a cena contemporânea da dança. Por meio da Entrevista Narrativa, escutamos pessoas que produziram dança nesse cenário, sendo dois representantes de companhias oficiais e 15 de núcleos independentes paulistanos. Nosso objetivo foi dar visibilidade às vozes do/as artistas para compreender como significaram sua experiência em relação ao corpo dançante naquele período.
Downloads
Referências
ABRANCHES, Marcos. Entrevista à Flávia B. B. Marques. São Paulo, 12 nov. 2021.
AGAMBEN, Giorgio. A invenção de uma pandemia. In: Reflexões sobre a peste: ensaios em tempos de pandemia. São Paulo: Boitempo, 2020.
AMARAL, Fernanda. Entrevista à Flávia B. B. Marques. São Paulo, 15 nov. 2021.
AUGUSTO, Mônica. Entrevista à Flávia B. B. Marques. São Paulo, 4 nov. 2021.
BOGÉA, Inês. Entrevista à Flávia B. B. Marques. São Paulo, 4 nov. 2021.
BOLSANELLO, Débora. A Educação Somática e o Contemporâneo Profissional da Dança. DAPesquisa, Florianópolis, n. 9, p. 1-17, ago. 2011/jul. 2012.
BORELLI, Sandro. Entrevista à Flávia B. B. Marques. São Paulo, 31 out. 2021.
CALABRE, Lia. (2020). A arte e a cultura em tempos de pandemia: os vários vírus que nos assolam. Revista Extraprensa, 13(2), 7-21. https://doi.org/10.11606/extraprensa2020.170903.
COSTA, Raimundo. Entrevista à Flávia B. B. Marques. São Paulo, 2 nov. 2021.
DRUWE, Miriam. Entrevista à Flávia B. B. Marques. São Paulo, 4 nov. 2021.
FAVORETTO, Lu. Entrevista à Flávia B. B. Marques. São Paulo: 12 dez. 2021.
FUKUSHIMA, Eduardo. Entrevista à Flávia B. B. Marques. São Paulo, 26 nov. 2021.
GASPARINI, Igor. Entrevista à Flávia B. B. Marques. São Paulo, 31 nov. 2021.
GREYK, Marcio. Entrevista à Flávia B. B. Marques. São Paulo, 29 out. 2021.
LAMAS-BAIAK, Miriam. Del templo al escenario digital: La danza clásica india en tiempos pandémicos. Urdimento, Florianópolis, v. 2, n. 41, p. 1–22, 2021. Disponível: https://revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/20403. Acesso: 28 mai. 2024.
LIMA, Gabriel Ramon Ferreira. Ensino remoto de dança na Escola Livre de Dança da Maré em 2020 durante a pandemia de COVID-19. Urdimento, Florianópolis, v. 3, n. 42, p. 1–21, 2021. Disponível: https://revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/20509. Acesso: 28 mai. 2024.
MACEDO, Vanessa. Entrevista à Flávia B. B. Marques. São Paulo: 12 nov. 2021.
MARCOS, Antonio. Entrevista à Flávia B. B. Marques. São Paulo, 31 out. 2021.
MARQUES, Flávia Brassarola Borsani. Narrativas pandêmicas: modos de produção da dança contemporânea na cena paulista. Tese (Doutorado em Educação Física) – Universidade Estadual de Campinas, 2023. Acesso em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/8548.
SILVEIRA, Saulo Silva da. Técnica e(m) Criação Somática: uma proposta corporal para artistas cênicos com (d)eficiência física através dos princípios e fundamentos corporais Bartenieff. 2009. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) – Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2009.
STRAZZACAPPA, Márcia. O Corpo e suas Representações: as técnicas de educação somática na preparação do artista cênico. Cadernos CERU, série 2, n. 12, p. 79-90, 2001.
TOMAZZONI, Airton. Essa tal de dança contemporânea, 2006. Disponível: http://idanca.net/esta-tal-de-danca-contemporanea/. Acesso: 27 mai. 2024.
TOMAZZONI, Airton. Ainda essa tal de dança contemporânea, 2020. Disponível: https://txtcena.art.blog/2020/03/11/ainda-essa-tal-de-danca-contemporanea/ Acesso: 27 mai. 2024.
TOURINHO, Ligia Losada; SPUZA, Maria Inês Galvão. A Preparação Corporal para a Cena como Evocação de Potências para o Processo de Criação. ARJ, v. 2, n. 2, p. 178 – 193, 2015. Disponível: https://periodicos.ufrn.br/artresearchjournal/article/view/9535/7813. Acesso: 26 mai. 2024.
VIEIRA, Marcilio Souza. Abordagens Somáticas do Corpo na Dança. Rev. Bras. Estudos da Presença, Porto Alegre, v. 5, n. 1, p. 127-147, jan./abr. 2015.
VIEIRA, Alba Pedreira (2007). The nature of pedagogical quality in higher dance education. 2007. Tese (PhD. em Dança). Temple University. Philadelphia, EUA, 2007. Disponivel: https://www.academia.edu/28287828/The_Nature_of_Pedagogical_Quality_in_Higher_Dance_Education Acesso: 28 mai. 2024.
VIEIRA, Alba Pedreira; KRAHÔ, Francisco Hyjnõ. Videodanças em sintonia com cosmologias de povos originários do Brasil. In: Silvia Geraldi ... [et al.] (org.). Artes da cena e direitos humanos em tempos de pandemia e pós-pandemia. Rio Branco: Stricto Sensu, 2022, p. 195-217. Disponível em: https://www.academia.edu/110823931/Videodan%C3%A7as_Em_Sintonia_Com_Cosmologias_De_Povos_Origin%C3%A1rios_Do_Brasil Acesso em: 28 mai. 2024.
XAVIER, Uxa. Entrevista à Flávia B. B. Marques. São Paulo, 4 nov. 2021.
WELLER, W.; ZARDO, S. Entrevista narrativa com especialistas: aportes metodológicos e exemplificação. Educação e Contemporaneidade, v. 22, n. 40, p. 131-143, 2013.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Declaração de Direito Autoral
Os leitores são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista, desde que haja sempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Urdimentoe que não haja qualquer alteração no trabalho original. Qualquer outro uso dos textos precisa ser aprovado pelo(s) autor (es) e pela Revista. Ao submeter um artigo à Urdimento e tê-lo aprovado os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista: os direitos de primeira publicação e a permissão para que a Revista redistribua esse artigo e seus meta dados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
Este periódico utiliza uma Licença de Atribuição Creative Commons– (CC BY 4.0)