Corpos infinitos: Processo coletivo de criação da videodança Endless

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/1414573101432022e0301

Palavras-chave:

Transcriação, Presença, Videodança, Preparação corporal, Edição

Resumo

O texto é um relato de experiência que trata de elementos de composição no processo de criação coletiva da videodança Endless - ou esqueci de lembrar, do grupo Tatá, produzido a distância, devido ao isolamento social, em 2020. A análise do texto tem como foco três elementos: um deles é a preparação corporal, que tem como base as práticas de produção da conexão corpo-mundo, como um espaço contínuo. O outro é a relação dos intérpretes-criadores com a câmera e suas dificuldades de adaptação. O terceiro elemento abordado é a edição do vídeo, com foco nas transições. A pesquisa identifica a composição de Endless como uma transcriação. Evidencia a emergência da dimensão da presença na operação de transcriação, reconhecida como produção de afetos. Apresenta as noções afeto, corpo infinito e conexão, que emergem da experiência de criação.

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Biografia do Autor

Bianca Mendes Ascari, Universidade Federal de Pelotas (UFPel)

Graduando em Dança - Licenciatura na Universidade Federal de Pelotas (UFPel) - Bolsista de extensão pelo Projeto de Extensão e Pesquisa Tatá Núcleo de Dança-Teatro.

Maria Fonseca Falkembach, Universidade Federal de Pelotas (UFPel)

Doutora em Educação pela  Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com doutorado sanduíche na Exeter University. Mestrado em Teatro pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Graduação em Artes Cênicas (UFRGS). Professora do Curso de Dança - Licenciatura da Universidade Federal de Pelotas. Professora do Curso de Dança – Licenciatura e da Pós-Graduação em Artes - Latu Sensu, da Universidade Federal de Pelotas (UFPel).

Rayssa de Oliveira Fontoura, Universidade Federal de Pelotas (UFPel)

Graduanda em Cinema e Audiovisual na Universidade Federal de Pelotas (UFPel) – Bolsista de Iniciação Científica no Projeto de Pesquisa Produção do Corpo-Sujeito nas Práticas de Dança e integrante do Grupo Tatá - Núcleo de Dança-Teatro.

 

Stephânia Fitaroni Batista Lengruber, Universidade Federal de Pelotas (UFPel)

Graduanda no curso de Dança - Licenciatura pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Bolsista de Iniciação Científica CNPq no Projeto de Pesquisa Produção do Corpo-Sujeito nas Práticas de Dança e integrante do Grupo Tatá - Núcleo de Dança-Teatro.

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Publicado

2022-04-06

Como Citar

ASCARI, Bianca Mendes; FALKEMBACH, Maria Fonseca; FONTOURA, Rayssa de Oliveira; LENGRUBER, Stephânia Fitaroni Batista. Corpos infinitos: Processo coletivo de criação da videodança Endless . Urdimento: Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 1, n. 43, p. 1–31, 2022. DOI: 10.5965/1414573101432022e0301. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/20694. Acesso em: 28 mar. 2024.