Ensino remoto de dança na Escola Livre de Dança da Maré em 2020 durante a pandemia de COVID-19
DOI:
https://doi.org/10.5965/1414573103422021e0113Palavras-chave:
Dança, Educação não-formal, Ensino remoto, COVID-19, Escola Livre de Dança da MaréResumo
Este artigo buscou registrar e refletir sobre experiências de ensino remoto de dança desenvolvidas durante a pandemia da COVID-19, na cidade do Rio de Janeiro, em 2020, pela Escola Livre de Dança da Maré. Atuando com educação não-formal em dança, através de estratégias síncronas e assíncronas de ensino, a Escola continuou a alcançar suas/seus alunas/os durante o isolamento social imposto pela pandemia do novo coronavírus. Num contexto em que as desigualdades sociais ficaram ainda mais evidentes para quem precisou conectar-se à internet e usar aparelhos eletrônicos para estudar em casa, este artigo refletiu sobre como a realidade do bairro Maré não colaborou para o melhor acontecimento das aulas online da Escola Livre de Dança da Maré.
Downloads
Referências
ASSIS, Thiago Santos de; ROCHA, Lucas Valentim. Referências conceituais para uma pedagogia da dança. Salvador, UFBA: 2017. Disponível em: https://repositorio.ufba.br/ri/bitstream/ri/26163/1/eBook_Referencias_Conceituais_para_uma_Pedagogia_da_Danca-Licenciatura_em_Danca_UFBA.pdf. Acesso em: 26 ago. 2019.
Coutinho, Marina Henriques; Soter, Silvia. Teatro e dança no Centro de Artes
da Maré – ações de contra-mundo. Urdimento, Florianópolis, v.1, n.34, p.60-76, mar./abr. 2019. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/1414573101342019060/9954. Acesso em: 30 de mar. 2021.
GADOTTI, Moacir. A Questão Da Educação Formal/Não-Formal. INSTITUT INTERNATIONAL DES DROITS DE L’ENFANT (IDE). Droit à l’éducation: solution à tous les problèmes ou problème sans solution? Sion (Suisse), 18 au 22 octobre, 2005. Disponível em: https://aedmoodle.ufpa.br/pluginfile.php/305950/mod_resource/content/1/Educacao_Formal_Nao_Formal_2005.pdf. Acesso em: 25 fev. 2021.
ESCOLA LIVRE DE DANÇA DA MARÉ. Progress Report: October 2020. Rio de Janeiro, 2020.
Ferreira, Alvaro. A cidade, a desigualdade e a pandemia. GeoPUC – Revista da Pós-Graduação em Geografia da PUC-Rio, Rio de Janeiro, v. 13, n. 24, p.12-24, jan.-jul. 2020. Disponível em: http://geopuc.geo.puc-rio.br/media/v13n24a1%20-%20Ferreira,%20A.pdf. Acesso em: 20 mai. 2021.
KIFFER, Ana; PAVLOVA, Adriana. A dança expandida de Lia Rodrigues: uma experiência artística e política na favela Maré. Repertório. Salvador, ano 23, n. 35, p. 185-207, 2020.2. Disponível em:
https://rigs.ufba.br/index.php/revteatro/article/viewFile/38561/23972. Acesso em: 18 mai. 2021.
LARROSA, Jorge. A materialidade da escola. In.: LARROSA, Jorge . Esperando não
se sabe o quê: sobre o ofício de professor. Belo Horizonte: Autêntica, 2018.
LARROSA, Jorge. RECHIA, Karen. P de professor. São Carlos: Pedro & João Editores, 2018.
LIMA, Gabriel Ramon Ferreira; SOTER, Silvia. Construção de sujeitos corporais e práticas antirracistas na Escola Livre de Dança da Maré. Revista Artes de Educar, Rio de Janeiro, v. 6, n. 1, p.72-91, 2020. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/riae/article/view/45780. Acesso em: 06 mar. 2021.
PAVLOVA, Adriana. Dança e Política: Movimentos da Lia Rodrigues Companhia de Danças na Maré. Dissertação (mestrado) – UFRJ / Escola de Comunicação / Programa de Pós-Graduação em Artes da Cena, 2015.
PEDALINO, Carolina. Brésilianités, de la naissance de la notion à l’analyse de Folia et Pororoca, de L. Rodrigues. Dissertação (mestrado) - Université Paris VIII Saint-Denis U F R Arts, Esthétique et Philosophie MASTER Arts, mention Musique, Spécialité: Danse. 2010.
REDES DA MARÉ (org.). Censo Populacional da Maré. Rio de Janeiro: Redes da Maré, 2018. Disponível em: https://www.redesdamare.org.br/media/downloads/arquivos/CensoMare_WEB_04MAI.pdf. Acesso em: 30 mar. 2021.
REDES DA MARÉ (org.). Educação de meninas e COVID-19 no Conjunto de Favelas da Maré. Rio de Janeiro: Redes da Maré, 2021. Disponível em: https://www.redesdamare.org.br/media/downloads/arquivos/pesq_covid_mare_PORT_web60369a328ca93.pdf. Acesso em: 15 de abr. 2021
RIBEIRO, Isabella Porto. O lugar do encontro: o Centro de Artes da Maré e a trajetória de jovens na Nova Holanda. 2014. 127f. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Cultura em Periferias Urbanas) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Duque de Caxias, RJ, 2014.
RIO DE JANEIRO (Estado). Decreto nº 46.970, de 13 de março de 2020. Disponível em: https://pge.rj.gov.br/comum/code/MostrarArquivo.php?C=MTAyMjE%2C Acesso em: 03 mar. 2021.
SANTOS, Josué Leite dos; MATOS; Flávio Barreto de; EÇA, Antoniclebio Cavalcante. Tecnologias do ensino a distância. Salvador: UFBA, Escola de Teatro; Superintendência de Educação a Distância, 2020.
SOTER, Silvia; BRAGA, Paola Secchin. Artista em situação pedagógica: o ensinar na prática de Lia Rodrigues. Conceição | Conception, Campinas, SP, v. 7, n. 1, p.49–68, jan./jun. 2018. Disponível em:
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/conce/article/view/8650934/0. Acesso em: 06 mar. 2021.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Declaração de Direito Autoral
Os leitores são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista, desde que haja sempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Urdimentoe que não haja qualquer alteração no trabalho original. Qualquer outro uso dos textos precisa ser aprovado pelo(s) autor (es) e pela Revista. Ao submeter um artigo à Urdimento e tê-lo aprovado os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista: os direitos de primeira publicação e a permissão para que a Revista redistribua esse artigo e seus meta dados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
Este periódico utiliza uma Licença de Atribuição Creative Commons– (CC BY 4.0)