Vivências de FlowJack: propostas de um artista negro na criação de possibilidades de existência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/1414573101542025e204

Palavras-chave:

dança, FlowJack, escrivivência, mandinga, negritude

Resumo

Este artigo tem como objetivo mostrar as estratégias de vida e de profissão do bailarino, do coreógrafo e, acima de tudo, do artista de Hip Hop FlowJack. O texto indica que a prática do artista analisado representa modos de provar um projeto artístico cultural negro rumo à descolonização. Além disso, o artigo expõe aspectos da metodologia Uantpi de ensino de dança e da oficina Fluxo Mandinga. O artigo é resultado parcial de pesquisa de doutorado e se utiliza da escrevivência como meio para evidenciar epistemes pretas no campo do saber científico.  

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Biografia do Autor

Luciano Correa Tavares, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutorado e Mestrado em Artes Cênicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Graduação em Biblioteconomia pela UFRGS.

Suzi Weber, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Pós-doutorado pela Coventry University, CU, Inglaterra. Doutorado em Études et pratiques des arts pela Université du Québec à Montréal, UQAM, Canadá. Mestrado em Ciências do Movimento Humano pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Bacharelado em Artes Cênicas – Interpretação pela UFRGS. Profa. Titular da UFRGS, atuando na graduação e pós-graduação em Artes Cênicas da UFRGS.

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Publicado

28-04-2025

Como Citar

TAVARES, Luciano Correa; SILVA, Suzane Weber da. Vivências de FlowJack: propostas de um artista negro na criação de possibilidades de existência. Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 1, n. 54, p. 1–22, 2025. DOI: 10.5965/1414573101542025e204. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/26036. Acesso em: 15 jun. 2025.