Performance do Encontro: práticas performativas em tempos de presença real e virtual

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/14145731033920200212

Palavras-chave:

Encontro, Presença, Performance, Desdobramentos, Isolamento Social

Resumo

Este artigo teve como objetivo apresentar procedimentos da prática performativa que evidenciam o encontro em tempo real no cotidiano urbano, advindo da Pesquisa Performance do Encontro. Para tanto, foram exploradas as noções de re-enactment e de acaso, explicitadas em narrativas de experiências próprias na criação de programas performativos, e também a partir de reflexões acerca da prática de duas performers, Eleonora Fabião e Tania Alice. As camadas espectatoriais da Performance do Encontro foram aqui examinadas considerando o momento de isolamento social vivenciado frente a COVID-19.

Downloads

Biografia do Autor

Renata Teixeira Ferreira da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Mestra em Artes Cênicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2016) e Licenciada em Teatro pela mesma Universidade (2012). Bolsista Cnpq de mestrado nos anos de 2015 e 2016. Bolsista PIBIC/CNPq-UFRGS, nos anos de 2011 a 2012 e bolsista de iniciação à docência de teatro, PIBID-UFRGS/ CAPES, nos anos de 2010 a 2011. Ministra aulas de teatro e dança desde 2010 em diversas escolas da rede privada de ensino da cidade de Porto Alegre. 

Suzane Weber da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Bolsista Capes-Print para realização de Pós-Doutorado na Coventry University/Centre for Dance Research (Reino Unido) em 2019/20. Doutora em Estudos e Práticas das Artes pela Université du Quebéc à Montréal (UQAM/Canandá/2010). Mestre em Ciências do Movimento Humano (1999) e Bacharel em Artes Cênicas com Habilitação em Interpretação Teatral(1992) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Desde 1994 é professora  do Departamento de Teatro e atua também como professora integrante do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGAC/UFRGS). Bolsista da CAPES na área de dança com pesquisa desenvolvida no Canadá de 2004 a 2008.  Atualmente, desenvolve pesquisa nos seguintes temas : processos de criação cênica; práticas artísticas e somáticas de teatro, de dança e de performance com ênfase em improvisação; arquivos digitais.  Coordenadora Adjunta do Projeto Carne Digital: Arquivo Eva Schul.

Referências

AHMED, Sara. Strange Encounters: embodied Others in Post-Colonialism. London/New York: Routledege, 2000.

ALICE, Tania; REZENDE, Diogo. Performers sem Fronteiras, uma plataforma clínico-performativa de ações em arte relacional. Revista Fractal, Niterói, v. 29, n. 2, p. 196-202, 2017. Disponível em: http://taniaalice.com/wp-content/uploads/2013/01/REVISTA-FRACTAL-ARTIGO-PSF-COM-DIGO-REZENDE.pdf. Acesso em: 14 mai. 2020.

ALICE, Tania; REZENDE, Diogo; MOTTA, Gilson; VANHAESBROUCK, Karel. Temps obscurs au Brésil - Le retour de la censure. Jornal Mediapart, Paris, 30 nov. 2017. Disponível em: https://blogs.mediapart.fr/taniaalice/blog/301117/temps-obscurs-au-bresil-le-retour-de-la-censure. Acesso em: 14 mai.2020.

ALICE, Tania; REZENDE, Diogo; MOTTA, Gilson; VANHAESBROUCK, Karel.Jogo da memória Brasil/Nepal. In: 4º Encontro de Pesquisadores dos Programas de Pós-Graduação em Artes Visuais do Estado do Rio de Janeiro, 2016. Anais Indisciplinas: a arte frente ao urgente, Rio de Janeiro, 2017, p.128-135. Disponível em: https://www.ppgav.eba.ufrj.br/2018/02/12402/. Acesso em: 14 mai. 2020.

ALICE, Tania; REZENDE, Diogo; MOTTA, Gilson; VANHAESBROUCK, Karel. A performance como (r) evolução dos afetos. Revista Palco, p.32-43, 2014. Disponível em: http://taniaalice.com/wp-content/uploads/2012/11/palco2014_Artigo_Tania.pdf. Acesso em: 14 mai. 2020.

ALICE, Tania; REZENDE, Diogo; MOTTA, Gilson; VANHAESBROUCK, Karel. O Re-Enactment como Prática Artística e Pedagógica no Brasil. Revista e-misférica, New York, v. 8, 2011.

ALICE, Tania; REZENDE, Diogo; MOTTA, Gilson; VANHAESBROUCK, Karel. A reinvenção do heroísmo na contemporaneidade: a busca de uma estética relacional ativista. Ouviouver, Uberlândia v. 7 n. 2 p. 218-227 jul.|dez. 2011.

BAUMAN, Zygmunt. Modernidade Líquida. Rio de Janeiro: Zahar, 2001.

BELLOTTO, Lisandro Marcos Pires. Um Títere de si mesmo: a imagem como interface dos jogos estabelecidos em uma criação sistêmica. 2013. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) – Departamento de Arte Dramática, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2013.

BENATONN, Pedro Diniz. DESLOCAMENTO E INVASÃO: Estratégias para a construção de situações de intervenção urbana. 2009. Tese (Doutorado em Teatro)– Centro de Artes, Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis, 2009.

BOURDIEU, Pierre. Raisons pratiques. Paris : Éditions du Seuil, 1994, p. 251.

BOURRIAUD, Nicholas. Estética Relacional. São Paulo: Martins Fontes, 2009.

CABALLEIRO, I. D. Cenários limiares: teatralidades, performances e política. Uberlândia: EDUFU, 2011.

COHEN, Renato. Performance como Linguagem: Criação de um Tempo Espaço de Experimentação. São Paulo: Perspectiva, 2002.

DEWEY, John. Arte como experiência. São Paulo: Martins Fontes, 2010.

FABIÃO, Eleonora. Programa Performativo: O corpo-em-experiência. Revista do Lume, Campinas, n.4, p.1-11, 2013. Disponível em: https://www.cocen.unicamp.br/revistadigital/index.php/lume/article/view/276/256Acesso em: 14 mai. 2020.

FABIÃO, Eleonora. Ações Cariocas: 7 Ações para o Rio de Janeiro. Cavalo Louco, Porto Alegre, v. 8, p. 14-18, 2010.

FABIÃO, Eleonora. Definir Performance é um falso problema. Diário do Nordeste, Ceará, 09 jul.,2009. Disponível em: http://diariodonordeste.verdesmares.com.br/cadernos/caderno-3/definir-performance-e-um-falso-problema-1.281367. Acesso em: 04 dez. 2015.

FABIÃO, Eleonora. Performance e teatro: poéticas e políticas da cena contemporânea. Sala Preta, São Paulo, v.8, p. 235-246, 2008.

FABIÃO, Eleonora. the Energetics of the Paradox: Arthur Bispo Do Rosario's and Lygia Clark's Works in Rio de Janeiro. Tese(Doutorado) - Graduate School of Arts and Science, New York University,2006.

FERNANDES, Ciane. Entre Escrita Performativa e Performance Escritiva: O Local da Pesquisa em Artes Cênicas com Encenação. In: V Congresso ABRACE, 2008. Anais do V Congresso de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas, Belo Horizonte, p. 1-4. Disponível em:

http://www.portalabrace.org/vcongresso/textos/territorios/Ciane%20Fernandes%20-%20Entre%20Escrita%20Performativa%20e%20Performance%20Escritiva%20O%20Local%20da%20Pesquisa%20em%20Artes%20Cenicas%20com%20Encenacao.pdf. Acesso em: 14 abr. 2020.

GIL. José. Um bom encontro? In: SANTO, Cristina E., FABIÃO, Eleonora, SOBRAL, Sonia. Rumos Itaú Cultural Teatro 2010-2012: Encontro. São Paulo: Itaú Cultural, 2013, p.122-133.

GODARD, Hubert. Gesto e percepção. In: SOTER, Silvia e PEREIRA, Roberto. Lições de Dança 3. Rio de Janeiro: UniverCidade, 2001. p.11-35.

GOLDBERG, Roselee. A Arte da Performance. São Paulo: Martins Fontes, 2006.

GURGEL, Alexandra. Pare de se odiar: Porque amar o próprio corpo é um ato revolucionário. Rio de Janeiro: Best Seller, 2018.

HOLLANDA, Heloísa Buarque de. Explosão Feminista: arte, cultura, política e universidade. São Paulo: Companhia das Letras, 2018.

IPEA. Mulheres ganham 76% da remuneração dos homens. Disponível em: https://www.ipea.gov.br/portal/index.php?option=com_content&view=article&id=34627. Acesso em: 05 mai. 2020.

LABAN, Rudolf. O Domínio do Movimento. São Paulo: Editora Summus, 1978.

LEPECKI, André. No Metaplano do Encontro. In: SANTO, Cristina E.; FABIÃO, Eleonora; SOBRAL, Sonia. Rumos Itaú Cultural Teatro 2010-2012: Encontro. São Paulo: Itaú Cultural, 2013, p.112-119.

OLIVEIRA, João M.; PINHO, Armando F. O olhar feminista na Performance Artística Autobiográfica. Ex aequo, Lisboa, n. 26, p.57-76,2012. Disponível em: http://www.scielo.mec.pt/pdf/aeq/n27/n27a05.pdf. Acesso em: 14 abr. 2020.

RIBEIRO, Djamila. Lugar de Fala. São Paulo: Pólen, 2019.

RIBEIRO, Djamila. Quem tem medo do feminismo negro? São Paulo: Companhia da LETRAS, 2018.

RIBEIRO, Djamila. Renovar a teoria critica e reinventar a emancipação social. Tradução Mouzar Benedito. São Paulo: Boitempo, 2007.

SANTOS, Boaventura de Souza. A cruel Pedagogia do Vírus. Coimbra: Almedina, 2020.

SILVA, Renata Teixeira Ferreira da Silva. Performance do Encontro: um estudo de práticas performativas. 2016. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) – Departamento de Arte Dramática, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2016.

VENICE INTERNATIONAL PERFORMANCE ART WEEK. Gina Pane. Disponível em: https://veniceperformanceart.org/the-art-week/ritual-body-political-body-2014/artists/gina-pane. Acesso em: 13 abr.2020.

WEBER, Suzane da Silva. The Sunday Project. Repertório Teatro & Dança, v. Ano 13, p. 42-48, 2010.

WEBER, Suzane da Silva. Incorporando a teoria e refletindo a prática em dança contemporânea. V Reunião Científica de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas. São Paulo, 2009.<<http://www.portalabrace.org/vreuniao/textos/pesquisadanca/Suzi_Weber_-_Corpo_social_corpo_dancante.pdf>>.

YOUTUBE. Viola Davis. Disponível em:

https://www.youtube.com/watch?v=qcMn2XkunL4. Acesso em: 05 mai. 2020.

Downloads

Publicado

23-12-2020

Como Citar

SILVA, Renata Teixeira Ferreira da; SILVA, Suzane Weber da. Performance do Encontro: práticas performativas em tempos de presença real e virtual. Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 3, n. 39, p. 1–32, 2020. DOI: 10.5965/14145731033920200212. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/18126. Acesso em: 23 abr. 2025.