Teatro e Prisão: experiências que se transformam em linguagem

Autores

  • Flávia Janiaski Vale Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) https://orcid.org/0000-0003-0325-739X
  • Marcia Gomes Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
  • Alan Aguiar Universidade Federal da Grande Dourado (UFGD)

DOI:

https://doi.org/10.5965/14145731033920200122

Palavras-chave:

Teatro, Prisão, Pedagogia das artes cênicas, Teatro do Oprimido

Resumo

O presente artigo, construído a seis mãos, nasceu da necessidade de transformar uma experiência em linguagem. Desta forma, ele versa sobre a oficina de teatro realizada entre agosto e dezembro de 2019 na Unidade Educacional de Internação para menores infratores – UNEI Laranja Doce na cidade de Dourados/MS, com dez adolescentes entre 13 e 17 anos. A escrita partiu do anseio de pensar e contar a experiência cênica-pedagógica vivenciada durante a oficina, apresentando aspectos relacionados a sua criação, estrutura e desenvolvido.    

Downloads

Biografia do Autor

Flávia Janiaski Vale, Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)

Doutora em Artes Cênicas pela UFBA, com bolsa de doutorado sanduiche pela CAPES na University of Massachusetts/Boston no programa de Early Childhood Education. Mestre em Teatro pela Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC e Graduada em Educação Artística com habilitação em Artes Cênicas pela mesma universidade. Professora Adjunta da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) no Curso de Licenciatura e Bacharelado em Artes Cênicas.

Marcia Gomes, Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)

Licenciada em Artes Cênicas pela Universidade Federal da Grande Dourados - FGD. Atriz e pesquisadora, foi bolsista do PIBID/Teatro durante três anos, onde teve a oportunidade de trabalhar na educação básica e apresentar contação de histórias nas escolas parceiras.

Alan Aguiar, Universidade Federal da Grande Dourado (UFGD)

Licenciado em Artes Cênicas pela Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD. Ator e pesquisados, membro da Cia Última Hora (Companhia teatral de Dourados - MS), onde atua no espetáculo "Uma Sombra na Escuridão" que teve sua estréia em 2019. Durante a graduação participou como bolsista do PIBID/Teatro por três anos.  

Downloads

Publicado

23-12-2020

Como Citar

JANIASKI VALE, Flávia; GOMES, Marcia; AGUIAR, Alan. Teatro e Prisão: experiências que se transformam em linguagem. Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 3, n. 39, p. 1–26, 2020. DOI: 10.5965/14145731033920200122. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/18348. Acesso em: 3 maio. 2025.

Edição

Seção

Dossiê temático: Artes da Cena atrás das grades