O teatro pedagógico como máquina de guerra no combate às violências contra crianças e jovens

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/1414573102512024e0205

Palavras-chave:

gênero, sexualidade, teatro pedagógico, neoconservadorismo, Covid-19

Resumo

Compreender as potencialidades presentes nas atividades de fruição e atuação teatrais realizadas nas escolas é o objetivo central deste trabalho, que utiliza dados do Anuário da Violência Pública de 2022 para a valorização do teatro pedagógico como máquina de guerra no combate às violências contra as infâncias. Sustenta-se que a supressão da temática de gênero e sexualidades do currículo oficial e o isolamento social de alunos em suas casas em decorrência da pandemia da Covid-19 dificultaram o acesso de crianças e jovens a redes de apoio e espaços seguros para denunciar e combater as violências sofridas.

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Biografia do Autor

Tássio Acosta, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

Doutorado em Educação em Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Mestrado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). Especialização em Ética, valores e cidadania na escola pela Universidade de São Paulo (USP). Graduação em Pedagogia pela Universidade Santa Cecília (UNISANTA). Professor na UNISANTA.

Sílvio Gallo, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

Livre-docência pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Doutorado em Educação pela UNICAMP. Mestrado em Educação pela UNICAMP.  Graduação em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Professor titular da UNICAMP.

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Publicado

2024-07-24

Como Citar

ACOSTA, Tássio; GALLO, Sílvio. O teatro pedagógico como máquina de guerra no combate às violências contra crianças e jovens. Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 2, n. 51, p. 1–24, 2024. DOI: 10.5965/1414573102512024e0205. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/24809. Acesso em: 27 jul. 2024.