Agamenon ou – Quanto vale a vida de um homem?
DOI:
https://doi.org/10.5965/14145731023820200018Palabras clave:
Teatro, Memória, Imaginação, Espacialidade, PoéticaResumen
Este texto discute aspectos da criação do espetáculo teatral Agamenon ou - Quanto vale a vida de um homem?, em Palmas (TO), no que se refere às dinâmicas dialógicas a respeito da significação do espaço da encenação e de acompanhamento do público, bem como da memória e do imaginário histórico presentes na composição da obra. Metodologicamente o texto emerge da articulação entre memórias do encenador, dados históricos e sociais que embasaram a criação, imagens de apresentação do espetáculo, trechos da dramaturgia da obra e conceitos teóricos como veio de análise. Resultou da pesquisa que a articulação entre ficção e realidade e a ocupação cênica de espaços de conflitos sociais favorecem a emergência, para além da fisicidade do lugar, de fluxos simbólicos e imaginários desde e sobre o lugar teatral.
Descargas
Citas
ALMEIDA JUNIOR, José Simões. Considerações acerca do conceito de lugar teatral. Anais da IV Reunião Científica de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas, v.8 n.1, p. 1-4, 2007.
ANDRÉ, Carminda Mendes. O centro histórico de Palmas. In: FLORES, Kátia Maia; ANDRADE, Karyleila; ANDRÉ, Carminda Mendes (Orgas.). Educação, Interculturalidade e outros debates. Goiânia: Editora Espaço Acadêmico, 2018, p. 73-94.
ANDRÉ, Carminda Mendes. Intervenção Urbana como Tática Pedagógica: encontro com foliões. Em: Anais do IX Congresso da ABRACE - Poéticas e Estéticas Descoloniais - Artes Cênicas em Campo Expandido, v.1, n. 1, p. 3284-3308, 2016.
BIDENT, Christophe. O teatro atravessado. Art Research Journal, v. 3, n. 1, p. 50-64, 2016.
BOESCH, Ernest. Symbolic Action Theory and Cultural Psychology. Berlim – Heidelberg Nova York: Springer,1991.
BRAGA JUNIOR, Jorge Roberto Ribeiro. O teatro atravessado pelo território no teatro do Grupo Código. Anais ABRACE, v.19, n.1, p. 1-21, 2018.
BRANTES, Eloisa; LINKE, Ines. Diálogos (Im)Possíveis: espaços e lugares da cena. ASACT, v.1, n. 1 p. 110-124, 2015.
BRUNO, Pauliane Targino da Silva. Do Mito à Tragédia: Agamêmnon entre a Grécia e Roma. Dissertação de Mestrado. Mestrado em Letras. Universidade Federal do Ceará. 2013.
FICHER-LICHTE, Erika. Realidade e Ficção no teatro contemporâneo. Sala Preta, São Paulo, v.13, n.2 , p. 14-32, 2013.
HOMERO. Ilíada. São Paulo: Penguin Classics Companhia das Letras, 2013.
ICLE, Gilberto. Vontade de presença, vontade de corpo: para pensar o teatro brasileiro contemporâneo. Sala Preta, São Paulo, v.13, n.2 , p. 180-192, 2013.
LANZA, Diego. A dramatização do mito. Kriterion, Belo Horizonte, v. 44, n. 107, p. 86-99, 2003.
LIMA, Evelyn Furquim Werneck. Espaço Teatral e Performatividade. Estratégias e táticas na cena moderna e contemporânea. Urdimento, n. 11, dezembro-2008.
LIMA, Marilucia Abreu. Movimentando Memórias: teatro documentário sobre o povoado Canela do Tocantins. Trabalho de Conclusão de Curso. Licenciatura em Teatro. Universidade Federal do Tocantins, 2016.
PAVIS, Patrice. A análise dos espetáculos. São Paulo: Perspectiva, 2003.
PÉREZ, Claudia Edith; MASSA, Clóvis Dias. A cidade como cenário corporizado. Anais ABRACE, v. 15, n. 1, p. 1-6, 2014.
RUFINO, Emmanoel de Almeida; RUFINO, Eduardo de Almeida. Mito e justiça na tragédia Agamêmnon de Ésquilo. Olho d´água, São José do Rio Preto, v. 5, n.2, p. 1-263, 2013.
TORRANO, Jaa. Mito e violência na tragédia em Agamêmnon de Ésquilo. Letras Clássicas, v. 1 n. 1, p 29-37, 1997.
SAMPAIO, Juliano Casimiro de Camargo; GONÇALVES, Amanda Diniz. Experiência Corporal Estética. Revista Moringa - Artes do Espetáculo, João Pessoa, UFPB, v. 8 n. 2, p.109-124, 2017.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2020 Urdimento - Revista de Estudios en Artes Escènicas
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Declaración de Derecho de lo Auctor
Los artículos publicados por la revista son de uso gratuito. Los derechos de autor son todos cedidos a la revista. Los artículos cuyos autores son identificados representan la expresión del punto de vista de sus autores y no la posición oficial de la revista Urdimento. El autor o los autores se comprometen a que publiquen material referente al artículo publicado en la Revista Urdimento mencionar dicha publicación de la siguiente forma:
"Este artículo fue publicado originalmente por la revista Urdimento en su volumen (poner el volumen), número (poner el número) en el año de (poner el año) y puede ser accedido en: http://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento
Este periódico utiliza una Licencia de Atribución Creative Commons - CC - BY 4.0.