Pela linha do trem: a pedagogia do teatro na rede pública de ensino do Rio de Janeiro

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5965/1414573103362019260

Palabras clave:

Pedagogia teatral, Periferia, Escola pública

Resumen

O artigo se desenvolve a partir de relatos de experiência de três professoras de artes cênicas da Rede Municipal de Ensino do Rio de Janeiro em áreas conflagradas da cidade. A prática pedagógica das autoras cria uma área comum entre a realidade social, a cultura local, a história de vida dos alunos e o olhar do artista-docente, de modo a refletir sobre a função e as possibilidades do ensino de artes nesses contextos. A pesquisa evidencia a necessidade de conexão entre o panorama histórico-geográfico, as condições de trabalho do professor e o objetivo de manter o enfoque metodológico no potencial transformador do teatro na educação básica.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Rosyane Trotta, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)

Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Artes Cênicas (PPGEAC/UNIRIO)

 

Andreia Morais, Escola Municipal Coelho Neto

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Artes Cênicas/UNIRIO, professora da rede pública de ensino do Rio de Janeiro

Luiza Rangel, Escola Municipal Vera Lúcia Chaves da Costa

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Artes Cênicas/UNIRIO, professora da rede pública de ensino do Rio de Janeiro

Ana Mangeth, Escola Municipal Teotônio Vilela

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Artes Cênicas/UNIRIO, professora da rede municipal de ensino do Rio de Janeiro

Citas

MOSÉ, Viviane (org.). A escola e os desafios contemporâneos. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2013.

BOAL, Augusto. A estética do oprimido. Rio de Janeiro: Garamond/Funarte, 2008.

D’ALVA, Roberta Estrela. Teatro hip-hop: a performance poética do ator-MC. São Paulo: Perspectiva, 2014.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1999.

KOUDELA, Ingrid Dormien e SANTANA, Arão Paranaguá de. Abordagens metodológicas do teatro na educação. Ciências Humanas em Revista. São Luís, UFMA, v.3, n.2, dezembro 2005, p.145-154.

MIGNOLO, W. Histórias globais / projetos locais colonialidade, saberes subalternos e pensamento liminar. Belo Horizonte: UFMG, 2003.

MISKOLCI, R. Um corpo estranho na sala de aula. In: ABRAMOWICZ, Anete; SILVÉRIO, Valter Roberto (Org.). Afirmando diferenças: montando o quebra-cabeça da diversidade na escola. Campinas: Papirus, 2005.

MORAIS, Andreia (org.). Espelho meu. Nova Iguaçu: Entorno, 2017.

RYNGAERT, Jean-Pierre. Jogar, representar: Práticas dramáticas e formação. São Paulo: Cosac Naify, 2009.

SILVA JÚNIOR, P.M. Quando as questões de gênero, sexualidades, masculinidades e raça interrogam as práticas curriculares: um olhar sobre o processo de co/construção das identidades no cotidiano escolar. Universidade Federal do Rio de Janeiro, Programa de Pós-Graduação em Educação. Tese de doutorado. 2014.

“Duas pessoas foram baleadas por conta de tiroteios na Favela do Rola, em Santa Cruz, Zona Oeste do Rio”. G1 Rio, 12 de agosto de 2018. Disponível em (https://g1. globo.com/rj/rio-de-janeiro/noticia/2018/08/12/duas-pessoas-foram-baleadas-

-por-conta-de-tiroteios-na-favela-do-rola-em-santa-cruz-zona-oeste-do-rio.ght- ml). Acesso em: 28 jul. 2019.

“Complexo do Chapadão, a nova fortaleza do tráfico”. Época online, 24 de maio de 2015. Disponível em: https://epoca.globo.com/tempo/noticia/2015/05/complexo-

-do-chapadao-nova-fortaleza-do-trafico.html. Acesso em: 28 jul. 2019.

Publicado

2019-12-13

Cómo citar

TROTTA, Rosyane; MORAIS, Andreia; RANGEL, Luiza; MANGETH, Ana. Pela linha do trem: a pedagogia do teatro na rede pública de ensino do Rio de Janeiro. Urdimento, Florianópolis, v. 3, n. 36, p. 260–272, 2019. DOI: 10.5965/1414573103362019260. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/15774. Acesso em: 21 nov. 2024.

Número

Sección

DOSSIÊ TEMÁTICO - PEDAGOGÍA DEL TEATRO: voces de América Latina en procesos de resistencia, organización y creación art