Pela linha do trem: a pedagogia do teatro na rede pública de ensino do Rio de Janeiro
DOI:
https://doi.org/10.5965/1414573103362019260Keywords:
Pedagogia teatral, Periferia, Escola públicaAbstract
O artigo se desenvolve a partir de relatos de experiência de três professoras de artes cênicas da Rede Municipal de Ensino do Rio de Janeiro em áreas conflagradas da cidade. A prática pedagógica das autoras cria uma área comum entre a realidade social, a cultura local, a história de vida dos alunos e o olhar do artista-docente, de modo a refletir sobre a função e as possibilidades do ensino de artes nesses contextos. A pesquisa evidencia a necessidade de conexão entre o panorama histórico-geográfico, as condições de trabalho do professor e o objetivo de manter o enfoque metodológico no potencial transformador do teatro na educação básica.Downloads
References
MOSÉ, Viviane (org.). A escola e os desafios contemporâneos. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2013.
BOAL, Augusto. A estética do oprimido. Rio de Janeiro: Garamond/Funarte, 2008.
D’ALVA, Roberta Estrela. Teatro hip-hop: a performance poética do ator-MC. São Paulo: Perspectiva, 2014.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1999.
KOUDELA, Ingrid Dormien e SANTANA, Arão Paranaguá de. Abordagens metodológicas do teatro na educação. Ciências Humanas em Revista. São Luís, UFMA, v.3, n.2, dezembro 2005, p.145-154.
MIGNOLO, W. Histórias globais / projetos locais colonialidade, saberes subalternos e pensamento liminar. Belo Horizonte: UFMG, 2003.
MISKOLCI, R. Um corpo estranho na sala de aula. In: ABRAMOWICZ, Anete; SILVÉRIO, Valter Roberto (Org.). Afirmando diferenças: montando o quebra-cabeça da diversidade na escola. Campinas: Papirus, 2005.
MORAIS, Andreia (org.). Espelho meu. Nova Iguaçu: Entorno, 2017.
RYNGAERT, Jean-Pierre. Jogar, representar: Práticas dramáticas e formação. São Paulo: Cosac Naify, 2009.
SILVA JÚNIOR, P.M. Quando as questões de gênero, sexualidades, masculinidades e raça interrogam as práticas curriculares: um olhar sobre o processo de co/construção das identidades no cotidiano escolar. Universidade Federal do Rio de Janeiro, Programa de Pós-Graduação em Educação. Tese de doutorado. 2014.
“Duas pessoas foram baleadas por conta de tiroteios na Favela do Rola, em Santa Cruz, Zona Oeste do Rio”. G1 Rio, 12 de agosto de 2018. Disponível em (https://g1. globo.com/rj/rio-de-janeiro/noticia/2018/08/12/duas-pessoas-foram-baleadas-
-por-conta-de-tiroteios-na-favela-do-rola-em-santa-cruz-zona-oeste-do-rio.ght- ml). Acesso em: 28 jul. 2019.
“Complexo do Chapadão, a nova fortaleza do tráfico”. Época online, 24 de maio de 2015. Disponível em: https://epoca.globo.com/tempo/noticia/2015/05/complexo-
-do-chapadao-nova-fortaleza-do-trafico.html. Acesso em: 28 jul. 2019.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2019 Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright Statement
The articles published by the magazine are free to use. The copyright is all assigned to the magazine. The articles whose authors are identified represent the expression from the point of view of their authors and not the official position of the journal Urdimento. The author (s) undertakes whenever publishing material relating to the article published in Revista Urdimento mention the said publication as follows: This article was originally published by Urdimento magazine in its volume (put the volume), number (put the number) in the year of (put the year) and can be accessed at:
http://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.