Teatros do real e a abertura da representação
DOI:
https://doi.org/10.5965/1414573101372020344Palabras clave:
Crítica da representação, teatros do real, regime estético, biodrama, representação sem fimResumen
Ao se colocar novamente em debate a milenar relação entre o teatro e o real, abre-se uma nova dimensão crítica sobre o lugar (ou o não lugar) do real na arte contemporânea. A pertinência e potência do debate se confirma pelas temáticas do irrepresentável, do inumano, do teatro confessional, do impossível, do biodrama, etc., que fundamentam o pensamento crítico contemporâneo sobre a representação. Poderíamos sugerir “teatros do real” enquanto construções de teatralidades, ou seja, modos de se encenar que produziriam efeitos de realidade. Porém, iremos entender “teatros do real” não como um efeito de realidade, mas como a possibilidade de abertura da representação.
Descargas
Citas
BADIOU, Alain. Em busca do real perdido Belo Horizonte: Autêntica, 2017. BARTHES, Roland. O rumor da língua. 2ed., São Paulo: Martins Fontes, 2004.
COMPAGNON, Antoine. O demônio da teoria: literatura e senso comum. Belo Horizonte: UFMG, 2010.
CORNAGO, Óscar. Atuar de Verdade. A Confissão como Estratégia Cênica. Urdimento, Florianópolis, setembro, v.2, n.13, 2009.
CORNAGO, Óscar. Bio-drama. Sobre El teatro dela vida y la vida del teatro, Latin American Theatre Review, (39):1, 2005.
DEBORD, Guy. A sociedade do espetáculo. Rio de Janeiro: Contraponto, 1979.
DERRIDA, Jacques. A escritura e a diferença. São Paulo: Perspectiva, 1971.
DIDI-HUBERMAN, Georges. Diante da imagem. São Paulo: Editora 34, 2015.
KOSOVSKI, Pedro. Tripas. 2018(sem publicação).
RANCIÈRE, Jacques. O efeito de realidade e a política da ficção. Novos estudos – CEBRAP.
São Paulo, n. 86, 2009.
RANCIÈRE, Jacques. A ficção documental: Marker e a ficção da memória. Arte & Ensaios.
Rio de Janeiro, Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais, n. 21, p. 216,
Dezembro, 2010.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2020 Urdimento - Revista de Estudios en Artes Escènicas
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Declaración de Derecho de lo Auctor
Los artículos publicados por la revista son de uso gratuito. Los derechos de autor son todos cedidos a la revista. Los artículos cuyos autores son identificados representan la expresión del punto de vista de sus autores y no la posición oficial de la revista Urdimento. El autor o los autores se comprometen a que publiquen material referente al artículo publicado en la Revista Urdimento mencionar dicha publicación de la siguiente forma:
"Este artículo fue publicado originalmente por la revista Urdimento en su volumen (poner el volumen), número (poner el número) en el año de (poner el año) y puede ser accedido en: http://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento
Este periódico utiliza una Licencia de Atribución Creative Commons - CC - BY 4.0.