Teatro de Bonecos ou Teatro de Animação?

Autores/as

  • Paulo Balardim Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Florianópolis, SC

DOI:

https://doi.org/10.5965/1414573102252015165

Resumen

A discussão proposta investiga o recurso da animação de objetos, materiais ou corpo objetificado, em decorrência das transformações vivenciadas pelo tradicional Teatro de Bonecos na segunda metade do século XX. Ao longo do texto, emerge o questionamento sobre os motivos/sentidos das palavras na designação dessa forma teatral e o modo como apontam para uma nova percepção dos processos utilizados nas construções poéticas. Para isso, o texto reflete sobre o percurso que assinala o desenvolvimento de um novo entendimento das especificidades dessa arte no Brasil, apontando algumas de suas características.

 

 

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Biografía del autor/a

Paulo Balardim, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Florianópolis, SC

Professor Universitário na área de Prática Teatral - Teatro de Animação no Centro de Artes - CEART da Universidade Estadual de Santa Catarina - UDESC. Doutor em Artes Cênicas (PPGT/UDESC), Mestre em Artes Cênicas (PPGAC/UFRGS), licenciado em Letras - Língua Portuguesa e Literatura Brasileira (ULBRA).

Publicado

2015-12-16

Cómo citar

BALARDIM, Paulo. Teatro de Bonecos ou Teatro de Animação?. Urdimento, Florianópolis, v. 2, n. 25, p. 165–175, 2015. DOI: 10.5965/1414573102252015165. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/1414573101242015165. Acesso em: 2 jul. 2024.