Efeitos de ausência: A tela contra a cena
DOI:
https://doi.org/10.5965/1414573102412021e0701Palavras-chave:
Cena aumentada, Efeitos de ausência, Encenação contemporânea, Teatro, VídeoResumo
O artigo lança um olhar sobre a integração da imagem de vídeo na encenação contemporânea, discutindo a questão da complexidade que isso impõe aos modos de presença do intérprete, ao modo como se cruzam os espaços-tempo ficcionais e ao desenvolvimento de níveis narrativos autônomos. Partindo da hipótese de que a integração em doses muito altas da imagem eletrônica na representação teatral tende, com diferentes encenadores, a ser acompanhada de uma rarefação, de uma desestruturação e até mesmo uma quase desaparição da ação cênica, o autor propõe examinar "efeitos de ausência", com base na observação de duas produções alemãs e uma italiana, realizadas entre 2002 e 2004: Der Meister und Margarita, encenado por Frank Castorf a partir do romance de Bulgakov;Pablo in der Plusfiliale, espetáculo concebido e realizado por René Pollesch; e Twin rooms, uma criação da companhia Motus.
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