Efeitos de ausência: A tela contra a cena

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/1414573102412021e0701

Palavras-chave:

Cena aumentada, Efeitos de ausência, Encenação contemporânea, Teatro, Vídeo

Resumo

O artigo lança um olhar sobre a integração da imagem de vídeo na encenação contemporânea, discutindo a questão da complexidade que isso impõe aos modos de presença do intérprete, ao modo como se cruzam os espaços-tempo ficcionais e ao desenvolvimento de níveis narrativos autônomos. Partindo da hipótese de que a integração em doses muito altas da imagem eletrônica na representação teatral tende, com diferentes encenadores, a ser acompanhada de uma rarefação, de uma desestruturação e até mesmo uma quase desaparição da ação cênica, o autor propõe examinar "efeitos de ausência", com base na observação de duas produções alemãs e uma italiana, realizadas entre 2002 e 2004: Der Meister und Margarita, encenado por Frank Castorf a partir do   romance de Bulgakov;Pablo in der Plusfiliale, espetáculo concebido e realizado por René Pollesch; e Twin rooms, uma criação da companhia Motus.

 

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Biografia do Autor

Didier Plassard, Université Paul-Valéry - Montpellier III

Doutor em Estudos Teatrais (Université Paris 3) e professor na Université Paul-Valéry – Montpellier III. Pesquisador do projeto europeu PuppetPlays (ERC Advanced Grant 835193, 2019-2024). Seus trabalhos focam no teatro moderno e contemporâneo e nas relações do teatro com as outras artes e com as novas tecnologias

Paulo Balardim, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

Doutorado em Artes Cênicas (PPGT / UDESC). Mestrado em Artes Cênicas (PPGAC / UFRGS). Licenciado em Letras - Língua Portuguesa e Literatura Brasileira (ULBRA). Professor Adjunto na área de Prática Teatral - Teatro de Animação, no Departamento de Artes Cênicas e no Programa de Pós-Graduação em Teatro do Centro de Artes - CEART da Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC. 

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Publicado

2021-08-15

Como Citar

PLASSARD, Didier; BALARDIM, Paulo. Efeitos de ausência: A tela contra a cena. Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 2, n. 41, p. 1–27, 2021. DOI: 10.5965/1414573102412021e0701. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/19462. Acesso em: 22 dez. 2024.