A marionete, ou a mimeses complexa// A complexidade das “figuras” no teatro enquanto “mimese”

Authors

  • Didier Plassard Universidade Paul Valéry - Montpellier III - Paris - França
  • Cristina Grazioli Universidade de Pádua - Itália

DOI:

https://doi.org/10.5965/1414573102322018056

Abstract

O objetivo desta intervenção a duas vozes é tentar definir algumas das propriedades da marionete encarada como instrumento teatral particular, no cenário as práticas cênicas contemporâneas. Nossa postulação de partida é que as transformações das sociedades humanas obrigam as expressões artísticas a redefinir periodicamente seus contornos, suas técnicas e suas funções, em uma tensão dialética entre o passado e o futuro.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Didier Plassard, Universidade Paul Valéry - Montpellier III - Paris - França

Professor de Estudos Teatrais na Universidade Paul Valéry - Montpellier III. Seu trabalho centra-se no teatro do século XX e XXI (dramaturgia e encenação), vanguardas, a relação entre teatro e outras artes (artes plásticas, cinema, vídeo), teatro de fantoches e novas tecnologias. Ele lecionou na Escola Nacional de Artes da Marionete, na Escola Nacional de Teatro da Bretanha e na Escola Nacional de Arte Dramática de Montpellier. É membro do Conselho de Administração do Instituto Internacional de Marionetes e do Conselho Científico da Comissão de Pesquisa e Publicação da UNIMA. 

Cristina Grazioli, Universidade de Pádua - Itália

Professora de História do Teatro e das Artes Performativas, assim como de História e Estética da Iluminação de Palco na Universidade de Pádua. As linhas de investigação de sua pesquisa enfocam a relação entre o teatro e as artes visuais, o drama alemão no início do século XX, a estética da marionete e a iluminação no teatro. Ela é membro do Comitê Científico Internacional da Revue d'Histoire du Théâtre

Published

2018-09-11

How to Cite

PLASSARD, Didier; GRAZIOLI, Cristina. A marionete, ou a mimeses complexa// A complexidade das “figuras” no teatro enquanto “mimese”. Urdimento: Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 2, n. 32, p. 056–072, 2018. DOI: 10.5965/1414573102322018056. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/1414573102322018056. Acesso em: 21 nov. 2024.

Issue

Section

Dossiê Temático - Teatro de Animação