Problemas teatrais na educação escolarizada: existem conteúdos em teatro?

Authors

  • Gilberto Icle

DOI:

https://doi.org/10.5965/1414573102172011070

Abstract

Este texto explora os desafios da tarefa de planejar e avaliar as práticas teatrais na educação escolarizada. Problematiza-se a ideia de conteúdos e propõe-se a reflexão sobre o conceito de noção por intermédio do qual o planejamento e a avaliação – como tecnologias educacionais de controle e performatização – poderiam ser resignificadas. Apresenta-se o contexto educacional no qual as noções teatrais podem ser propostas: a criação coletiva de alunos-atores e professores-diretores. Problematiza-se diferentes características das noções teatrais que implicam em atravessamentos discursivos e uma acepção de sujeito para além da ideia de um sujeito emancipado, uno e totalmente consciente de si.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2018-12-13

How to Cite

ICLE, Gilberto. Problemas teatrais na educação escolarizada: existem conteúdos em teatro?. Urdimento: Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 2, n. 17, p. 070–077, 2018. DOI: 10.5965/1414573102172011070. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/1414573102172011070. Acesso em: 21 nov. 2024.

Issue

Section

Dossiê Temático: O ensino do teatro e a formação do professor