Noções do trabalho corporal na formação do(a) artista-docente: há espaço para as diversidades na pedagogia do Teatro?

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5965/1414573101342019172

Abstract

O artigo visa a discutir questões relativas ao trabalho corporal na formação de artistas-docentes das artes cênicas, a partir das experiências dos autores como docentes das disciplinas de Expressão Corporal em um curso de Licenciatura em Teatro. A formação desse profissional é problematizada, destacando a importância das diversidades de ser, (re)existir e se expressar no mundo, tensionando o contexto atual do ensino de teatro com pressupostos observados na cena contemporânea. Autores como Fortin (2011), Lehmann (2011) e Le Breton (2009) fundamentam as discussões apresentadas. A responsabilidade sobre a formação do licenciado que atuará em diferentes contextos é destacada, indicando à importância da reflexão sobre o tema nos processos de ensino-aprendizagem na universidade.  

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Marcia Berselli, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM. Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS.

Professora na Universidade Federal de Santa Maria. Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Líder do Grupo de Pesquisa Teatro Flexível: práticas cênicas e acessibilidade (CNPq/UFSM).

Diego de Medeiros Pereira, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM.

Professor no Departamento de Artes Cênicas da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Doutor em Teatro pela Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc, 2015).  Líder do Grupo de Estudos sobre Teatro e Infâncias (GETIs/CNPq) e do Laboratório de Criação (LACRI/CNPq). Ator, dançarino e encenador teatral.

Published

2019-04-04

How to Cite

BERSELLI, Marcia; DE MEDEIROS PEREIRA, Diego. Noções do trabalho corporal na formação do(a) artista-docente: há espaço para as diversidades na pedagogia do Teatro?. Urdimento: Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 1, n. 34, p. 172–186, 2019. DOI: 10.5965/1414573101342019172. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/1414573101342019172. Acesso em: 18 jul. 2024.

Issue

Section

Dossiê Temático - Pedagogia das Artes Cênicas: desafios e resistência