Possibilidades e desafios da iniciação à docência em teatro na Educação Básica
DOI:
https://doi.org/10.5965/1414573101182012077Abstract
O texto traz um apanhado do trabalho de iniciação docente realizado no Subprojeto de Teatro da UFRGS do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), que compreende uma proposta de qualificação da formação profissional do professor de teatro através da interação entre estudantes Bolsistas do Curso de Licenciatura em Teatro da UFRGS e a realidade de uma escola da Rede Pública Estadual de Ensino do Rio Grande do Sul. As ações do Subprojeto de Teatro desenvolvem-se na cidade de Porto Alegre, no Instituto de Educação General Flores da Cunha (IE), e têm por objetivo central restabelecer as funções do núcleo teatral da escola – o TIPIE. Nesse sentido, consideram-se as possibilidades e os desafios às ações de iniciação à docência em teatro, dentre as quais se destacam: o conhecimento acerca da estrutura e do funcionamento da escola; a inserção dos futuros professores no ambiente escolar; a pesquisa acerca da memória da escola, com ênfase no seu papel precursor para o ensino de teatro em âmbito local e nacional; o desenvolvimento de oficinas de iniciação teatral oferecidas à comunidade do IE; e a retomada das funções artísticas e culturais do TIPIE.Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright Statement
The articles published by the magazine are free to use. The copyright is all assigned to the magazine. The articles whose authors are identified represent the expression from the point of view of their authors and not the official position of the journal Urdimento. The author (s) undertakes whenever publishing material relating to the article published in Revista Urdimento mention the said publication as follows: This article was originally published by Urdimento magazine in its volume (put the volume), number (put the number) in the year of (put the year) and can be accessed at:
http://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.