Em direção ao ruído: loop de desaparecimentos ao rés do corpo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/2175234616402024e0007

Palavras-chave:

Isto (2019), Cildo Meireles, loop, topologia, percepção

Resumo

Este artigo se dedica a uma análise do disco Isto (2019), obra de Cildo Meireles realizada com a voz da locutora Íris Lettieri. Assim como em Isto o artista recorreu ao loop para reunir, sonoramente e sutilmente, ambos os lados do disco, a escrita deste artigo se faz em loop, não sendo estruturada em subcapítulos ou em partes, mas propondo-se em um fluxo contínuo, apresentando o contexto de criação da obra para, imediatamente em seguida, se dedicar a uma escuta da obra atravessada por aspectos teóricos que se sobrepõem e se transpõem como a altura da voz da locutora em Isto. O artigo conta com entrevistas concedidas por Cildo Meireles à autora e, partir do interesse do artista em topologia, articula investigações sobre dimensões altas com a noção de loop. Propõe, assim, o sonoro como uma possibilidade de dimensão perceptiva nas artes na qual a escuta se dá no corpo como um todo através da poesia.

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Biografia do Autor

Caroline Alciones de Oliveira Leite, CECIERJ / PPGCA-UFF (Pós-Doutorado)

Doutora em Artes Visuais pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Mestre em Estudos Contemporâneos das Artes pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos Contemporâneos das Artes da Universidade Federal Fluminense (UFF), tendo sido bolsista da Capes (2014-2015). É bacharel e licenciada em Letras Português-Inglês pela UFRJ e bacharel em Produção Cultural pela UFF. Foi editora-chefe da Revista Gambiarra (PPGCA-UFF) em 2014, tendo publicado dois números do periódico naquele ano. Integra a equipe da Vice-Presidência Científica da Fundação Centro de Ciências e Educação Superior à Distância do Estado do Rio de Janeiro (CECIERJ), desenvolvendo atividades de pesquisa em Artes (2014-) e coordenando o Cineclube CECIERJ (2015-). É membro do Grupo de Pesquisa (CNPq) Arte e Democracia: estudos críticos das práticas artísticas no contemporâneo e do Grupo de Pesquisa (CNPq) O Som Atravessado. Sua tese de doutorado investigou o sonoro na obra de Cildo Meireles, tendo apresentado os resultados da pesquisa em periódicos acadêmicos e em congressos em cidades como Nova York (EUA), Buenos Aires (Argentina), Lima (Peru), Madri (Espanha), além de diversas cidades brasileiras. É membro do Conselho Deliberativo da Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas (ANPAP) e representante da ANPAP no Estado do Rio de Janeiro. Atualmente, realiza pesquisa de pós-doutorado junto ao PPGCA-UFF com supervisão do Prof. Dr. Tato Taborda.

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Publicado

2025-01-09

Como Citar

DE OLIVEIRA LEITE, Caroline Alciones. Em direção ao ruído: loop de desaparecimentos ao rés do corpo. Palíndromo, Florianópolis, v. 16, n. 40, p. 1–24, 2025. DOI: 10.5965/2175234616402024e0007. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/palindromo/article/view/25792. Acesso em: 15 jan. 2025.