Hacia el ruido: Loop de desapariciones al pie del cuerpo

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5965/2175234616402024e0007

Palabras clave:

Isto (2019), Cildo Meireles, loop, topología, percepción

Resumen

Este artículo está dedicado al análisis del disco Isto (2019), obra de Cildo Meireles interpretada con la voz de Íris Lettieri. Del mismo modo que en Isto el artista recurrió al bucle para unir sonora y sutilmente las dos caras del disco, la escritura de este artículo se realiza en bucle, no estructurada en subcapítulos o partes, sino en un flujo continuo, presentando el contexto de creación de la obra para, a continuación, dedicarse inmediatamente a la escucha de la obra atravesada por aspectos teóricos que se superponen y transponen, como la altura de la voz del locutor en Isto. El artículo incluye entrevistas concedidas por Cildo Meireles al autor y, a partir del interés del artista por la topología, articula las investigaciones sobre las altas dimensiones con la noción de bucle. Propone así lo sonoro como una posible dimensión perceptiva en las artes en la que la escucha tiene lugar en el cuerpo como un todo a través de la poesía.

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Biografía del autor/a

Caroline Alciones de Oliveira Leite, CECIERJ / PPGCA-UFF (Pós-Doutorado)

Doutora em Artes Visuais pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Mestre em Estudos Contemporâneos das Artes pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos Contemporâneos das Artes da Universidade Federal Fluminense (UFF), tendo sido bolsista da Capes (2014-2015). É bacharel e licenciada em Letras Português-Inglês pela UFRJ e bacharel em Produção Cultural pela UFF. Foi editora-chefe da Revista Gambiarra (PPGCA-UFF) em 2014, tendo publicado dois números do periódico naquele ano. Integra a equipe da Vice-Presidência Científica da Fundação Centro de Ciências e Educação Superior à Distância do Estado do Rio de Janeiro (CECIERJ), desenvolvendo atividades de pesquisa em Artes (2014-) e coordenando o Cineclube CECIERJ (2015-). É membro do Grupo de Pesquisa (CNPq) Arte e Democracia: estudos críticos das práticas artísticas no contemporâneo e do Grupo de Pesquisa (CNPq) O Som Atravessado. Sua tese de doutorado investigou o sonoro na obra de Cildo Meireles, tendo apresentado os resultados da pesquisa em periódicos acadêmicos e em congressos em cidades como Nova York (EUA), Buenos Aires (Argentina), Lima (Peru), Madri (Espanha), além de diversas cidades brasileiras. É membro do Conselho Deliberativo da Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas (ANPAP) e representante da ANPAP no Estado do Rio de Janeiro. Atualmente, realiza pesquisa de pós-doutorado junto ao PPGCA-UFF com supervisão do Prof. Dr. Tato Taborda.

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Publicado

2025-01-09

Cómo citar

DE OLIVEIRA LEITE, Caroline Alciones. Hacia el ruido: Loop de desapariciones al pie del cuerpo. Palíndromo, Florianópolis, v. 16, n. 40, p. 1–24, 2025. DOI: 10.5965/2175234616402024e0007. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/palindromo/article/view/25792. Acesso em: 15 ene. 2025.