Em direção ao ruído: loop de desaparecimentos ao rés do corpo

Autori

DOI:

https://doi.org/10.5965/2175234616402024e0007

Parole chiave:

Isto (2019), Cildo Meireles, loop, topologia, percepção

Abstract

Este artigo se dedica a uma análise do disco Isto (2019), obra de Cildo Meireles realizada com a voz da locutora Íris Lettieri. Assim como em Isto o artista recorreu ao loop para reunir, sonoramente e sutilmente, ambos os lados do disco, a escrita deste artigo se faz em loop, não sendo estruturada em subcapítulos ou em partes, mas propondo-se em um fluxo contínuo, apresentando o contexto de criação da obra para, imediatamente em seguida, se dedicar a uma escuta da obra atravessada por aspectos teóricos que se sobrepõem e se transpõem como a altura da voz da locutora em Isto. O artigo conta com entrevistas concedidas por Cildo Meireles à autora e, partir do interesse do artista em topologia, articula investigações sobre dimensões altas com a noção de loop. Propõe, assim, o sonoro como uma possibilidade de dimensão perceptiva nas artes na qual a escuta se dá no corpo como um todo através da poesia.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Biografia autore

Caroline Alciones de Oliveira Leite, CECIERJ / PPGCA-UFF (Pós-Doutorado)

Doutora em Artes Visuais pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Mestre em Estudos Contemporâneos das Artes pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos Contemporâneos das Artes da Universidade Federal Fluminense (UFF), tendo sido bolsista da Capes (2014-2015). É bacharel e licenciada em Letras Português-Inglês pela UFRJ e bacharel em Produção Cultural pela UFF. Foi editora-chefe da Revista Gambiarra (PPGCA-UFF) em 2014, tendo publicado dois números do periódico naquele ano. Integra a equipe da Vice-Presidência Científica da Fundação Centro de Ciências e Educação Superior à Distância do Estado do Rio de Janeiro (CECIERJ), desenvolvendo atividades de pesquisa em Artes (2014-) e coordenando o Cineclube CECIERJ (2015-). É membro do Grupo de Pesquisa (CNPq) Arte e Democracia: estudos críticos das práticas artísticas no contemporâneo e do Grupo de Pesquisa (CNPq) O Som Atravessado. Sua tese de doutorado investigou o sonoro na obra de Cildo Meireles, tendo apresentado os resultados da pesquisa em periódicos acadêmicos e em congressos em cidades como Nova York (EUA), Buenos Aires (Argentina), Lima (Peru), Madri (Espanha), além de diversas cidades brasileiras. É membro do Conselho Deliberativo da Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas (ANPAP) e representante da ANPAP no Estado do Rio de Janeiro. Atualmente, realiza pesquisa de pós-doutorado junto ao PPGCA-UFF com supervisão do Prof. Dr. Tato Taborda.

Riferimenti bibliografici

BENSUSAN, Hilan. Being up for Grabs: on Speculative Anarcheology. Londres: Open Humanities Press, 2016.

CAESAR, Rodolfo. Círculos ceifados. (Coleção Trinca Ferro) Rio de Janeiro: 7 Letras, 2008.

CAESAR, Rodolfo. O Enigma de Lupe. (Coleção pequena Biblioteca de Ensaios) Rio de Janeiro: Zazie Edições, 2016.

CRARY, Jonathan. 24/7: capitalismo tardio e os fins do sono. São Paulo: Ubu Editora, 2016.

DERRIDA, Jacques. A escritura e a diferença. São Paulo: Perspectiva, 2014.

DERRIDA, Jacques. A voz e o fenómeno: introdução ao problema do signo na fenomenologia de Husserl. Lisboa: Edições 70, 2012.

FERREIRA, Lilian; FONTES, Viviane Moura. Dêixes e mesclagem: a expressão pronomilizada “a gente” como categoria radial. Revista Lingüística, Rio de Janeiro, v. 6, n. 2, p. 30-46, dez. 2010.

GOBBI, Nelson. A ‘voz do aeroporto’ eternizada como arte. O Globo, Rio de Janeiro, 19 nov. 2019, Segundo Caderno, p. 6, 2019.

HAWKING, Stephen. Breves respostas para grandes questões. Rio de Janeiro: Editora Intrínseca, 2018.

HUSSERL, Edmund. Ideias para uma fenomenologia pura e para uma filosofia fenomenológica: introdução geral à fenomenologia pura. Aparecida (SP): Ideias & Letras, 2006.

MARAR, Ton. Topologia geométrica para inquietos. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2019.

MEIRELES, Cildo. Entrevista concedida à autora no ateliê do artista. Entrevistadora: Caroline Alciones de Oliveira Leite. Rio de Janeiro: não publicado, 14 jan. 2020.

MEIRELES, Cildo. Entrevista concedida à autora no ateliê do artista. Entrevistadora: Caroline Alciones de Oliveira Leite. Rio de Janeiro: não publicado, 17 jun. 2024.

SCHAEFFER, Pierre. Traité des objets musicaux: essai interdisciplines. (Nouvelle édition) Paris: Du Seuil, 1966. E-book.

TABORDA, Tato. Ressonâncias: vibrações por simpatia e frequências de insurgência. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2021.

VOEGELIN, Salomé. Listening to Noise and Silence: Towards a Philosophy of Sound Art. Nova York: The Continuum International Publishing Group, 2010.

Pubblicato

2025-01-09

Come citare

DE OLIVEIRA LEITE, Caroline Alciones. Em direção ao ruído: loop de desaparecimentos ao rés do corpo. Palíndromo, Florianópolis, v. 16, n. 40, p. 1–24, 2025. DOI: 10.5965/2175234616402024e0007. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/palindromo/article/view/25792. Acesso em: 15 gen. 2025.