Em direção ao ruído: loop de desaparecimentos ao rés do corpo

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.5965/2175234616402024e0007

Mots-clés :

Isto (2019), Cildo Meireles, loop, topologia, percepção

Résumé

Este artigo se dedica a uma análise do disco Isto (2019), obra de Cildo Meireles realizada com a voz da locutora Íris Lettieri. Assim como em Isto o artista recorreu ao loop para reunir, sonoramente e sutilmente, ambos os lados do disco, a escrita deste artigo se faz em loop, não sendo estruturada em subcapítulos ou em partes, mas propondo-se em um fluxo contínuo, apresentando o contexto de criação da obra para, imediatamente em seguida, se dedicar a uma escuta da obra atravessada por aspectos teóricos que se sobrepõem e se transpõem como a altura da voz da locutora em Isto. O artigo conta com entrevistas concedidas por Cildo Meireles à autora e, partir do interesse do artista em topologia, articula investigações sobre dimensões altas com a noção de loop. Propõe, assim, o sonoro como uma possibilidade de dimensão perceptiva nas artes na qual a escuta se dá no corpo como um todo através da poesia.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

Caroline Alciones de Oliveira Leite, CECIERJ / PPGCA-UFF (Pós-Doutorado)

Doutora em Artes Visuais pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Mestre em Estudos Contemporâneos das Artes pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos Contemporâneos das Artes da Universidade Federal Fluminense (UFF), tendo sido bolsista da Capes (2014-2015). É bacharel e licenciada em Letras Português-Inglês pela UFRJ e bacharel em Produção Cultural pela UFF. Foi editora-chefe da Revista Gambiarra (PPGCA-UFF) em 2014, tendo publicado dois números do periódico naquele ano. Integra a equipe da Vice-Presidência Científica da Fundação Centro de Ciências e Educação Superior à Distância do Estado do Rio de Janeiro (CECIERJ), desenvolvendo atividades de pesquisa em Artes (2014-) e coordenando o Cineclube CECIERJ (2015-). É membro do Grupo de Pesquisa (CNPq) Arte e Democracia: estudos críticos das práticas artísticas no contemporâneo e do Grupo de Pesquisa (CNPq) O Som Atravessado. Sua tese de doutorado investigou o sonoro na obra de Cildo Meireles, tendo apresentado os resultados da pesquisa em periódicos acadêmicos e em congressos em cidades como Nova York (EUA), Buenos Aires (Argentina), Lima (Peru), Madri (Espanha), além de diversas cidades brasileiras. É membro do Conselho Deliberativo da Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas (ANPAP) e representante da ANPAP no Estado do Rio de Janeiro. Atualmente, realiza pesquisa de pós-doutorado junto ao PPGCA-UFF com supervisão do Prof. Dr. Tato Taborda.

Références

BENSUSAN, Hilan. Being up for Grabs: on Speculative Anarcheology. Londres: Open Humanities Press, 2016.

CAESAR, Rodolfo. Círculos ceifados. (Coleção Trinca Ferro) Rio de Janeiro: 7 Letras, 2008.

CAESAR, Rodolfo. O Enigma de Lupe. (Coleção pequena Biblioteca de Ensaios) Rio de Janeiro: Zazie Edições, 2016.

CRARY, Jonathan. 24/7: capitalismo tardio e os fins do sono. São Paulo: Ubu Editora, 2016.

DERRIDA, Jacques. A escritura e a diferença. São Paulo: Perspectiva, 2014.

DERRIDA, Jacques. A voz e o fenómeno: introdução ao problema do signo na fenomenologia de Husserl. Lisboa: Edições 70, 2012.

FERREIRA, Lilian; FONTES, Viviane Moura. Dêixes e mesclagem: a expressão pronomilizada “a gente” como categoria radial. Revista Lingüística, Rio de Janeiro, v. 6, n. 2, p. 30-46, dez. 2010.

GOBBI, Nelson. A ‘voz do aeroporto’ eternizada como arte. O Globo, Rio de Janeiro, 19 nov. 2019, Segundo Caderno, p. 6, 2019.

HAWKING, Stephen. Breves respostas para grandes questões. Rio de Janeiro: Editora Intrínseca, 2018.

HUSSERL, Edmund. Ideias para uma fenomenologia pura e para uma filosofia fenomenológica: introdução geral à fenomenologia pura. Aparecida (SP): Ideias & Letras, 2006.

MARAR, Ton. Topologia geométrica para inquietos. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2019.

MEIRELES, Cildo. Entrevista concedida à autora no ateliê do artista. Entrevistadora: Caroline Alciones de Oliveira Leite. Rio de Janeiro: não publicado, 14 jan. 2020.

MEIRELES, Cildo. Entrevista concedida à autora no ateliê do artista. Entrevistadora: Caroline Alciones de Oliveira Leite. Rio de Janeiro: não publicado, 17 jun. 2024.

SCHAEFFER, Pierre. Traité des objets musicaux: essai interdisciplines. (Nouvelle édition) Paris: Du Seuil, 1966. E-book.

TABORDA, Tato. Ressonâncias: vibrações por simpatia e frequências de insurgência. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2021.

VOEGELIN, Salomé. Listening to Noise and Silence: Towards a Philosophy of Sound Art. Nova York: The Continuum International Publishing Group, 2010.

Téléchargements

Publiée

2025-01-09

Comment citer

DE OLIVEIRA LEITE, Caroline Alciones. Em direção ao ruído: loop de desaparecimentos ao rés do corpo. Palíndromo, Florianópolis, v. 16, n. 40, p. 1–24, 2025. DOI: 10.5965/2175234616402024e0007. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/palindromo/article/view/25792. Acesso em: 15 janv. 2025.