Perigosos, subversivos, sediciosos: a inversão do trajeto da violência
DOI:
https://doi.org/10.5965/2175234614322022270Parole chiave:
Arte e arquivo, Ditadura militar, Memória e históriaAbstract
Neste ensaio, abordo a instalação Perigosos, subversivos, sediciosos (Cadernos do povo brasileiro) de Leila Danziger realizada para a exposição “Hiatus: a memória da violência ditatorial na América Latina”. O ponto de partida da exposição que teve a curadoria de Márcio Seligmann-Silva eram os arquivos da Comissão Naciona da Verdade (CNV). O objetivo deste ensaio é pensar a representação da violência e das vítimas da ditadura tal como aparece na obra da artista carioca. Para isso, dialogo com três autores: Emmanuel Lévinas, Judith Butler e Susan Sontag. Realçando os indícios de uma elaboração em processo onde falhas e fissuras provocam o olhar do espectador e propiciam a presença de aparições e histórias singulares, Danziger constrói um atlas que desenquadra o retrato das vítimas e inverte o trajeto da violência.
Downloads
Riferimenti bibliografici
BUTLER, Judith. Vida precária: os poderes do luto e da violência. Belo Horizonte: Autêntica, 2019.
BONITZER, Pascal. Deframings. In: David Wilson (Editor). Cahiers du cinema, 1973-1978: History, Ideology, Cultural Straugle. London and New York: Routledge, 2000.
COSTA, Luiz Cláudio da. Entre a imagem e a palavra: o acúmulo, a memória e a história – Leila Danziger. In: COSTA, Luiz Cláudio da. A gravidade da imagem: arte e memória na contemporaneidade. Rio de Janeiro: QUartet/Faperj, 2014. p. 107-127.
DANZIGER, Leila. Perigosos, Subversivos, Sediciosos. MODOS. Revista de História da Arte. Campinas, v. 2, n.1, p.236-244, jan. 2018. Disponível em: http://www.publionline.iar.unicamp.br/index.php/mod/article/view/1032;DOI:https://doi.
org/10.24978/mod.v2i1.1032.
DANZIGER, Leila. Irene e Martha: autorretrato com minhas avós e outras ficções. In: Palíndromo, v. 13, n. 30, p. 84-97, mai. 2021).
FREUD, Sigmund. Recordar, repetir e elaborar. In: Observações psicanalíticas sobre um caso de paranoia relatado em autobiografia (“O caso Schreber”): artigos sobre técnica e outros textos. Obras completas Volume 10. Traduçao e
notas Paulo César de Souza. São Paulo: Companhia das Letras, 2010.
HUSSAK, Pedro. A memória do que não passou: Leila Danziger e a elaboração da memória da cultura brasileira nas artes visuais.Viso: Cadernos de estética aplicada, v. XII, n. 23, p. 38-35, jul.-dez. 2018.
LÉVINAS, Emmanuel. Alterity and transcendence. London: The Athlone Press, 1999.
SONTAG, Susan. On photography. New York: Dell Publishing Co., 1982.
SONTAG, Susan. Diante da dor dos outros. São Paulo: Companhia das Letras, 2003.
Downloads
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2021 Luiz Cláudio da Costa
TQuesto lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione 4.0 Internazionale.
DECLARAÇÃO DE DIREITOS AUTORAIS
a. Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações acadêmicas e não comerciais. Todos os direitos autorais são atribuídos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Palíndromo. O (s) autor (es) compromete-se sempre que publicar material referente ao artigo publicado no Palíndromo mencionar esta publicação da seguinte forma:
Este artigo foi publicado originalmente pela revista Palíndromo em seu volume (coloque o volume), número (coloque o número) no ano de (coloque o ano) e pode ser acessado em: http://www.revistas.udesc.br/index.php/palindromo
b. Plágio, em todas as suas formas, constitui um comportamento antiético de publicação e é inaceitável. A revista Palíndromo utiliza o software iThenticate de controle de similaridade