Dangereux, subversif, séditieux : le renversement de la voie de la violence
DOI :
https://doi.org/10.5965/2175234614322022270Mots-clés :
Arte e arquivo, Ditadura militar, Memória e históriaRésumé
Neste ensaio, abordo a instalação Perigosos, subversivos, sediciosos (Cadernos do povo brasileiro) de Leila Danziger realizada para a exposição “Hiatus: a memória da violência ditatorial na América Latina”. O ponto de partida da exposição que teve a curadoria de Márcio Seligmann-Silva eram os arquivos da Comissão Naciona da Verdade (CNV). O objetivo deste ensaio é pensar a representação da violência e das vítimas da ditadura tal como aparece na obra da artista carioca. Para isso, dialogo com três autores: Emmanuel Lévinas, Judith Butler e Susan Sontag. Realçando os indícios de uma elaboração em processo onde falhas e fissuras provocam o olhar do espectador e propiciam a presença de aparições e histórias singulares, Danziger constrói um atlas que desenquadra o retrato das vítimas e inverte o trajeto da violência.
Téléchargements
Références
BUTLER, Judith. Vida precária: os poderes do luto e da violência. Belo Horizonte: Autêntica, 2019.
BONITZER, Pascal. Deframings. In: David Wilson (Editor). Cahiers du cinema, 1973-1978: History, Ideology, Cultural Straugle. London and New York: Routledge, 2000.
COSTA, Luiz Cláudio da. Entre a imagem e a palavra: o acúmulo, a memória e a história – Leila Danziger. In: COSTA, Luiz Cláudio da. A gravidade da imagem: arte e memória na contemporaneidade. Rio de Janeiro: QUartet/Faperj, 2014. p. 107-127.
DANZIGER, Leila. Perigosos, Subversivos, Sediciosos. MODOS. Revista de História da Arte. Campinas, v. 2, n.1, p.236-244, jan. 2018. Disponível em: http://www.publionline.iar.unicamp.br/index.php/mod/article/view/1032;DOI:https://doi.
org/10.24978/mod.v2i1.1032.
DANZIGER, Leila. Irene e Martha: autorretrato com minhas avós e outras ficções. In: Palíndromo, v. 13, n. 30, p. 84-97, mai. 2021).
FREUD, Sigmund. Recordar, repetir e elaborar. In: Observações psicanalíticas sobre um caso de paranoia relatado em autobiografia (“O caso Schreber”): artigos sobre técnica e outros textos. Obras completas Volume 10. Traduçao e
notas Paulo César de Souza. São Paulo: Companhia das Letras, 2010.
HUSSAK, Pedro. A memória do que não passou: Leila Danziger e a elaboração da memória da cultura brasileira nas artes visuais.Viso: Cadernos de estética aplicada, v. XII, n. 23, p. 38-35, jul.-dez. 2018.
LÉVINAS, Emmanuel. Alterity and transcendence. London: The Athlone Press, 1999.
SONTAG, Susan. On photography. New York: Dell Publishing Co., 1982.
SONTAG, Susan. Diante da dor dos outros. São Paulo: Companhia das Letras, 2003.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Luiz Cláudio da Costa 2021
Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
DECLARAÇÃO DE DIREITOS AUTORAIS
a. Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações acadêmicas e não comerciais. Todos os direitos autorais são atribuídos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Palíndromo. O (s) autor (es) compromete-se sempre que publicar material referente ao artigo publicado no Palíndromo mencionar esta publicação da seguinte forma:
Este artigo foi publicado originalmente pela revista Palíndromo em seu volume (coloque o volume), número (coloque o número) no ano de (coloque o ano) e pode ser acessado em: http://www.revistas.udesc.br/index.php/palindromo
b. Plágio, em todas as suas formas, constitui um comportamento antiético de publicação e é inaceitável. A revista Palíndromo utiliza o software iThenticate de controle de similaridade