Resenha: Desafios em educação musical

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.5965/2525530406012021e0015

Mots-clés :

psicologia da música, música na escola, pesquisa

Résumé

O livro Desafios em educação musical foi lançado por meio de videoconferência em dezembro de 2020. É composto de sete capítulos escritos por nove pesquisadores, sendo a maioria deles proveniente de países de língua inglesa. Os textos foram traduzidos para o português. Os desafios da educação musical, a partir da apropriação de princípios do campo da psicologia da música, estão presentes na maioria dos capítulos. As principais temáticas são: formação docente em música; educação musical na infância por professores generalistas; benefícios da música na educação integral da criança; jovens músicos na geração das tecnologias móveis; improvisação, criatividade e processos sociais; prática da pesquisa em música.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

Teresa Mateiro, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Florianópolis, SC

Teresa Mateiro é Professora Associada do Departamento de Música da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) e integra o corpo docente permanente dos Programas de Pós-Graduação, Mestrado e Doutorado em Música (PPGMUS) e Mestrado Profissional em Artes (PROF-ARTES). Coordena o Grupo de Pesquisa “Educação Musical e Formação Docente” (CNPq/UDESC).  Foi professora da Escola de Música, Arte e Teatro da Örebro University (Suécia) e atuou também como professora do curso de Música-Licenciatura a distância da Universidade Aberta do Brasil/Universidade de Brasília (UAB/UnB). Durante cinco anos foi professora de música em escolas de educação básica, regente de coro infantil e professora de piano e flauta doce, na cidade de Porto Alegre (RS). Foi editora da Revista NUPEART (CEART/UDESC) no período de 2011-2018. É editora da Revista Orfeu do PPGMUS e membro do Conselho Editorial das Revistas: DAPesquisa, Música em Contexto e Revista Internacional de Educación Musical (RIEM). Fez parte do corpo editorial do periódico IJME (International Journal of Music Eduction - ISME) durante o período de 2008 a 2014. É autora do livro Volver a la Escuela: Las prácticas de enseñanza en la formación del profesorado de música (Editorial Académica Española, 2013). É uma das organizadoras dos livros: O que a música faz na escola? Concepções e vivências de professores do ensino fundamental (UFRGS, 2002); Práticas de Ensinar Música (Sulina, 2006; 2008; 2009); Pedagogias em Educação Musical (InterSaberes, 2011 – finalista ao Prêmio Jabuti, 2012); Pedagogias Brasileiras em Educação Musical (InterSaberes, 2016); Escola e Artes: Propostas pedagógicas, v. 1 e 2 (UNESP, 2020); Escola e Arte: discursos, práticas e políticas educacionais (UNESP, 2020); Escola e Arte: processos de criação artística (UNESP, 2020). Além disso, organizou o Índice de Autores e Assuntos 2006-2012, das publicações da ABEM (UDESC, 2013).

Références

MASSCHELEIN, Jan; SIMONS, Maarten. Em defesa da escola: uma questão pública. Belo Horizonte: Autêntica, 2015.

SOUZA, Jusamara. A educação musical como campo científico. Olhares & Trilhas, Uberlândia, v. 22, n. 1, 2020.

Téléchargements

Publiée

2021-06-26 — Mis à jour le 2021-06-26

Versions

Comment citer

MATEIRO, Teresa. Resenha: Desafios em educação musical. Orfeu, Florianópolis, v. 6, n. 1, 2021. DOI: 10.5965/2525530406012021e0015. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/orfeu/article/view/19888. Acesso em: 17 mai. 2024.

Numéro

Rubrique

Resenhas, Ensaios e Entrevistas

Articles similaires

Vous pouvez également Lancer une recherche avancée de similarité pour cet article.