Mapeando o desenvolvimento musical em alunos com as necessidades mais complexas: o projeto sounds of intent

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/2525530408022023e0401

Palavras-chave:

desenvolvimento musical, crianças com deficiência, engajamento

Resumo

Este capítulo tem como foco o projeto Sounds of Intent, que visa mapear o desenvolvimento musical de jovens com as necessidades mais complexas. A partir de 2002, a equipe de pesquisa trabalhou com um grupo de profissionais que atuavam na área - musicoterapeutas, educadores musicais e outros profissionais - para desenvolver descrições precisas e interpretações compartilhadas das diferentes formas e níveis de engajamento musical que observaram entre crianças e jovens com necessidades educacionais especiais. O referencial teórico desenvolvido pela equipe é discutido nessa tradução.

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Biografia do Autor

Adam Ockelford , University of Roehampton

Adam Ockelford é Professor Titular na Escola de Educação do Centro de Aprendizagem e Desenvolvimento Musical da Universidade de Roehampton, Campus Londres. Estudou na Royal Academy of Music em Londres, antes de embarcar em uma carreira que envolveu performance, composição, ensino, pesquisa. Seu Ph.D. reuniu o pensamento da teoria musical e da psicologia musical, ao investigar como a música intuitivamente faz sentido para todos nós. Hoje, seus interesses de pesquisa são em psicologia musical, educação, teoria e estética - particularmente necessidades educacionais especiais e o desenvolvimento de habilidades excepcionais; aprendizagem, memória e criatividade; a cognição da estrutura musical e a construção do significado musical. Ele tem mais de 100 publicações em seu nome, incluindo 20 livros. Ele é secretário da Society for Education, Music and Psychology Research ('SEMPRE'), presidente da Soundabout, uma instituição de caridade com sede em Oxfordshire no Reino Unido que apoia o fornecimento de música para crianças e jovens com necessidades complexas e fundador do The AMBER Trust, uma instituição de caridade que apoia crianças com deficiência visual em sua busca pela música.

Graham Welch, University College London

Graham F. Welch é Professor Titular de Educação Musical no Instituto de Educação na University College of London. Estudou educação e música no Froebel Educational Institute e na University of London antes de concluir seu mestrado em educação musical e doutorado nas mesmas instituições. Além de lecionar em escolas primárias, ele passou mais de duas décadas como cantor profissional em tempo parcial em Londres. Ele é titular da cátedra de educação musical na University College London (UCL) Institute of Education (antiga Universidade de Londres). Graham épresidente da Society for Education, Music and Psychology Research (SEMPRE) e ex-presidente da International Society for Music Education (ISME). Ele é professor visitante em universidades no Reino Unido e no exterior e é um ex-membro do UK Arts and Humanities Research Council (AHRC) Review College for Music. O número de publicações é de aproximadamente 400. Os principais temas de pesquisa abrangem o desenvolvimento musical, a educação musical, a formação de professores, a psicologia da música, o canto e a ciência da voz e a música na educação especial e na deficiência.

Luciana Fernandes Hamond, Universidade Federal de Mato Grosso

Luciana Fernandes Hamond é docente dos cursos de Bacharelado e de Licenciatura em Música do Departamento de Artes da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) atuando nas áreas de Piano e Educação Musical. É Ph.D. em Educação Musical pela University College London (UCL) Institute of Education, Londres, Inglaterra, tendo recebido bolsa CAPES Doutorado Pleno no Exterior. É líder do grupo de pesquisa Piano e Tecnologia (PIANOTEC) registrado no CNPq. Tem interesse nas áreas de pedagogia do piano, tecnologias digitais no ensino e aprendizagem de piano presencial e on-line, e métodos qualitativos em educação musical.

Camila Fernandes Figueiredo, Fundação Catarinense de Educação Especial

Camila Fernandes Figueiredo é doutora e mestra em Educação Musical e Cognição pela Universidade Federal do Paraná. Especialista em Musicoterapia (CMT- Milão). É musicoterapeuta (servidora efetiva do Estado de Santa Catarina) da Fundação Catarinense de Educação Especial e realiza um Pós-Doutorado Junior (PDJ) com bolsa de Pesquisa do CNPq na Universidade do Estado de Santa Catarina e faz parte do Grupo de Pesquisa Educação Musical e Formação Docente.

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Publicado

2023-10-30

Como Citar

OCKELFORD , Adam; WELCH, Graham; HAMOND, Luciana Fernandes; FIGUEIREDO, Camila Fernandes. Mapeando o desenvolvimento musical em alunos com as necessidades mais complexas: o projeto sounds of intent. Orfeu, Florianópolis, v. 8, n. 1, p. e0401, 2023. DOI: 10.5965/2525530408022023e0401. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/orfeu/article/view/24248. Acesso em: 5 nov. 2024.