Autorregulação da aprendizagem e memorização musical
DOI:
https://doi.org/10.5965/2525530408012023e0202Palavras-chave:
autoregulação, aprendizagem, memorização musical, Teoria Social CognitivaResumo
O processo de aprender requer o engajamento dos sujeitos envolvidos nas diversas situações em que estão inseridos. As singularidades e subjetividades que estão entrelaçadas nestes percursos evidenciam as particularidades e complexidades que o processo da aprendizagem exige. Quando trazemos a condução do aprender para a execução de um instrumento musical, sobretudo de estudantes, não podemos esquecer a demanda que essa atividade exige, a saber, o desenvolvimento de várias competências cognitivas, metacognitivas, motivacionais e comportamentais. A teoria da autorregulação a partir do paradigma sócio-cognitivo tem sido de contribuição para o âmbito educacional, sobretudo na compreensão e condução mais assertiva dos processos de aprendizagem musical. A partir dos subprocessos autorregulatórios, este artigo se propõe a trazer algumas discussões a partir de uma tese de doutorado que teve como objetivo principal investigar como estudantes engajados em orquestras infanto-juvenis autorregulam suas práticas musicais e seu envolvimento na aprendizagem da memorização musical. Para isso, foram realizados dois estudos. O Estudo I foi uma survey que buscou dar uma visão macro sobre como músicos de orquestras infanto-juvenis portuguesas e brasileiras (170 músicos entre 11 a 17 anos de idade) se envolvem na prática e na memorização musical. O Estudo II foi um estudo de caso exploratório, descritivo e explicativo que procurou compreender os processos autorregulatórios de aprendizagem na prática e memorização musicais (20 músicos entre 12 a 17 anos de idade). Os resultados apontam o envolvimento dos estudantes músicos ao escolherem, aplicarem e adaptarem as estratégias cognitivas necessárias no processo de suas práticas. Eles revelaram que, mesmo quando os jovens músicos desconhecem as estratégias de memorização empregadas por músicos experientes, algumas das estratégias que utilizam são semelhantes. Revelaram, ainda, lacunas existentes no ensino do treinamento autorregulatório em relação à prática e à memorização musicais.
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