Resenha: Desafios em educação musical

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5965/2525530406012021e0015

Palabras clave:

psicologia da música, música na escola, pesquisa

Resumen

The book Challenges in Music Education was launched via videoconference in December 2020. It consists of seven chapters written by nine researchers, most of them from English-speaking countries. The texts were translated into Portuguese. The challenges of music education, from the appropriation of principles of music psychology field, are present in most chapters. The main themes are: teacher education in music; childhood music education by generalist teachers; benefits of music in the child’s integral education; young musicians in the mobile technology generation; improvisation, creativity and social processes; practice of research in music.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Teresa Mateiro, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Florianópolis, SC

Teresa Mateiro é Professora Associada do Departamento de Música da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) e integra o corpo docente permanente dos Programas de Pós-Graduação, Mestrado e Doutorado em Música (PPGMUS) e Mestrado Profissional em Artes (PROF-ARTES). Coordena o Grupo de Pesquisa “Educação Musical e Formação Docente” (CNPq/UDESC).  Foi professora da Escola de Música, Arte e Teatro da Örebro University (Suécia) e atuou também como professora do curso de Música-Licenciatura a distância da Universidade Aberta do Brasil/Universidade de Brasília (UAB/UnB). Durante cinco anos foi professora de música em escolas de educação básica, regente de coro infantil e professora de piano e flauta doce, na cidade de Porto Alegre (RS). Foi editora da Revista NUPEART (CEART/UDESC) no período de 2011-2018. É editora da Revista Orfeu do PPGMUS e membro do Conselho Editorial das Revistas: DAPesquisa, Música em Contexto e Revista Internacional de Educación Musical (RIEM). Fez parte do corpo editorial do periódico IJME (International Journal of Music Eduction - ISME) durante o período de 2008 a 2014. É autora do livro Volver a la Escuela: Las prácticas de enseñanza en la formación del profesorado de música (Editorial Académica Española, 2013). É uma das organizadoras dos livros: O que a música faz na escola? Concepções e vivências de professores do ensino fundamental (UFRGS, 2002); Práticas de Ensinar Música (Sulina, 2006; 2008; 2009); Pedagogias em Educação Musical (InterSaberes, 2011 – finalista ao Prêmio Jabuti, 2012); Pedagogias Brasileiras em Educação Musical (InterSaberes, 2016); Escola e Artes: Propostas pedagógicas, v. 1 e 2 (UNESP, 2020); Escola e Arte: discursos, práticas e políticas educacionais (UNESP, 2020); Escola e Arte: processos de criação artística (UNESP, 2020). Além disso, organizou o Índice de Autores e Assuntos 2006-2012, das publicações da ABEM (UDESC, 2013).

Citas

MASSCHELEIN, Jan; SIMONS, Maarten. Em defesa da escola: uma questão pública. Belo Horizonte: Autêntica, 2015.

SOUZA, Jusamara. A educação musical como campo científico. Olhares & Trilhas, Uberlândia, v. 22, n. 1, 2020.

Publicado

2021-06-26 — Actualizado el 2021-06-26

Versiones

Cómo citar

MATEIRO, Teresa. Resenha: Desafios em educação musical. Orfeu, Florianópolis, v. 6, n. 1, 2021. DOI: 10.5965/2525530406012021e0015. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/orfeu/article/view/19888. Acesso em: 17 may. 2024.

Número

Sección

Resenhas, Ensaios e Entrevistas

Artículos similares

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.