Desintegração de vozes, reintegração de posses: apontamentos sobre a polca purahei jahe’o como narrativa de aspectos sócio-históricos da cultura paraguaia
DOI:
https://doi.org/10.5965/2525530405022020e0012Palavras-chave:
Purahei jahe’o, música paraguaia, matriarcado, nacionalismo, música e sociedadeResumo
No presente artigo discutimos como a música popular paraguaia, em especial as do tipo polca purahei jahe’o, pode ser acionada como material fundamental para uma pesquisa sócio-histórica a respeito da cultura paraguaia. No presente estudo selecionamos a polca Propiedad Privada como material de análise e dela depreendemos dois aspectos: (i) a situação da mulher na cultura paraguaia e (ii) a questão fundiária. Ambos aspectos se apresentam na letra da música a partir de uma certa ambiguidade de sentido. Não se pode afirmar, com certeza, se a letra se refere a um ou outro tema. A potência da canção, sob nossa perspectiva, reside justamente nessa capilaridade que permite tratar de ambos assuntos. E desses dois aspectos, que parecem díspares, vamos descortinando parte importante da história paraguaia e elementos característicos de sua cultura. Infelizmente, vemos desvelada também a reiteração de uma violência
social que mantém os/as oprimidos/as em condição de subserviência e pobreza.
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