PEDAGOGIA DO TEATRO: UMA EXPERIÊNCIA DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA SALA DE AULA
DOI:
https://doi.org/10.5965/2358092517172017074Palavras-chave:
teatro , educação , experiênciaResumo
O presente trabalho traz uma análise reflexiva a respeito do ensino de teatro na escola, defendendo essa prática pela tríplice abordagem que engloba os fazeres do corpo, as tecnologias e o corpo teórico metodológico do teatro. Dessa forma, isto proporciona uma troca de experiência entre professor e estudante; oferece uma experiência artística em aula de teatro mais completa; estimula os estudantes a desenvolverem seu potencial individual e permite que o processo seja enriquecido por meio da contribuição direta de cada indivíduo envolvido na experiência em sala de aula. Trata-se de atuar com uma visão crítica do que é positivo para o processo, pois mesmo com as inúmeras dificuldades encontradas para se efetivar o ensino de teatro na escola, defendo que o ensino das artes cênicas, como uma habilitação necessária pela sua importância e relevância como proposta pedagógica, possibilita ao estudante a reflexão crítica e o pensar com o corpo e com a voz. Além disso, considero as inúmeras possibilidades, oportunizadas pelo teatro na escola, de ler a realidade do mundo por meio deste, enriquecendo assim o processo ensino-aprendizagem atual e contribuindo para a formação das novas gerações.Downloads
Referências
BRANDÃO, Carlos. A educação como cultura. São Paulo: Brasiliense,
CANANÉA, Fernando A. Abath L. C. Educação popular e identidade 85
cultural. João Pessoa: Imprell Gráfica Editora, 2016.
CARTAXO, Carlos. O ensino das artes cênicas na escola fundamental e média. João Pessoa: UFPB/BC, 2001.
DESGRANGES, Flávio. Pedagogia do teatro: provocação e dialogismo. 2.ed. São Paulo: Crucite, 2011.
DEWEY, John. Arte como experiência. Trad. Vera Ribeiro. São Paulo: Martins Fontes, 2010.
FISCHER, Ernest. A necessidade da arte. Tradução Anna Bostock. Rio de Janeiro: Editora Guanabara,1987.
FREIRE, Paulo. Educação e mudança. Tradução de Moacir Gadotti e Lilian Lopes Martin. 12. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1983. (Coleção Educação e Comunicação, Vol1).
GUÉNOUN, Denis. O teatro é necessário? São Paulo: Perspectiva, 2004.
JAPIASSU, Ricardo. Metodologia do ensino do teatro. 8. ed. São Paulo: Ed. Papirus, 2001.
KOUDELA, Ingrid. Jogos teatrais. São Paulo: Perspectiva, 2006.
MEC. Parâmetros Curriculares Nacionais - Arte. Ensino Fundamental. Brasília: MEC, 2007.
OLIVEIRA, Ailza de Freitas. O Rio da Nascente à Foz: a escola do PPP à aprendizagem. In:CANANÉA, Fernando Abath (Org.). Educação esuas Interfaces: conversas em torno da educação, da arte e da cultura. João Pessoa, PB: Gráfica e Editora Imprell, 2012b.
. Avaliação Técnica e Pedagógica da Tecnologia Educacional E-proinfo: sob o olhar de uma educadora. In: CANANÉA, Fernando Abath (Org.). Trilhas Educacionais. João Pessoa, PB: Gráfica e Editora Imprell, 2012c.
. A escola e o combate ao Aedes Aegypti: uma ação ecopedagógica interdisciplinar na disciplina de Artes. In: CANANÉA, Fernando Abath (Org.). Ser Educacional: reflexões pedagógicas. João Pessoa, PB: Gráfica e Editora Imprell, 2017.
SPOLIN, Viola. Improvisação para o teatro. São Paulo: Perspectiva, 2005.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2017 Revista NUPEART
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores cedem os direitos sobre suas obras a Revista NUPEART para a publicação dos originais baixo uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Esta revista, seguindo as recomendações do movimento de Acesso Aberto, proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento.