Educação musical e formação de professores de Música na Argentina

Autores

  • Gislene Marino Costa Escola de Música da Universidade do Estado de Minas Gerais
  • Júlio Emílio Diniz-Pereira Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.5965/2358092520202018026

Palavras-chave:

Políticas educacionais, educação musical escolar

Resumo

Este artigo baseia-se em estudos sobre formação de professores de Música na Argentina que estão sendo desenvolvidos no Doutorado Latino-americano em Educação (FAE/UFMG). O texto apresenta algumas leis e políticas educativas argentinas, a partir dos anos de 1990, e seus impactos na educação musical escolar e na formação de professores. Expõe aspectos do ensino de Música dentro do Sistema Educativo Nacional argentino, no qual a música integra a modalidade Educação Artística, juntamente com a dança, o teatro e as artes visuais, estando presente da educação infantil ao ensino superior. O texto traz a caracterização dos modelos de formação docente (MATEIRO, 2010; ARÓSTEGUI, 2010) e dos modelos de educação musical (SHIFRES e GONNET, 2015) encontrados em países latino-americanos e, finalmente, trata da formação de professores de música na Argentina, descrevendo o sistema formador e apontando os principais desafios.

 

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Biografia do Autor

Gislene Marino Costa, Escola de Música da Universidade do Estado de Minas Gerais

Doutoranda em Educação e Mestre em Educação pela FAE/UFMG, Bacharel em Música/Piano, Licenciada em Música e Especialista em Educação Musical pela Escola de Música da UFMG. Professora de Educação Superior na Escola de Música da Universidade do Estado de Minas Gerais (ESMU/UEMG) desde 1995, onde leciona disciplinas pedagógicas nos Cursos de Licenciatura em Música. Foi diretora da ESMU/UEMG (2008-2012) e é co-autora dos livros didáticos de iniciação ao piano - Piano 1: arranjos e atividades (2001, 2015 - 2.ed) e Piano2: arranjos e atividades (2009).

Júlio Emílio Diniz-Pereira, Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais

Doutor (Ph.D.) em Educação pela University of Wisconsin-Madison, nos Estados Unidos. Professor do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (PPGE/FaE/UFMG). Coordenou o Núcleo de Assessoramento à Pesquisa da Faculdade de Educação (NAPq/FaE/UFMG; 2013-2015; 2015-2017) e assumiu a Coordenação Pedagógica do Programa Institucional de Iniciação à Docência (PIBID/FaE/UFMG; 2015-2017). É Professor Visitante nas universidades North Carolina State University, University of Wisconsin-Madison e University of Washington-Seattle, nos Estados Unidos, e no Centro de Estudios Avanzados da Universidad de Playa Ancha, no Chile. É membro-fundador do Núcleo de Pesquisas sobre a Profissão Docente (PRODOC/UFMG) e do Núcleo de Educação de Jovens e Adultos: Formação e Pesquisa (NEJA/UFMG). É Coordenador da Linha de Pesquisa Docência: processos constitutivos, sujeitos socioculturais, experiências e práticas no PPGE/FaE/UFMG. Desenvolve e orienta pesquisas sobre as seguintes temáticas: políticas públicas, legislação e reformas curriculares na formação de professores; profissão, trabalho e identidade docente; aprendizagem da docência e construção de saberes docentes; a epistemologia da experiência na formação docente; pesquisas narrativas na formação de professores; pesquisa sobre e na formação docente; formação de educadores, diversidade cultural e movimentos de luta por justiça social. Tem 47 artigos publicados na área da formação de professores, em periódicos nacionais e estrangeiros, 33 capítulos de livros, 05 livros organizados no Brasil e 02 em Portugal, e é autor de dois livros: Formação de professores: pesquisas, representações e poder (Belo Horizonte, Autêntica, 2000) e How the Dreamers are Born: Struggles for Social Justice and the Identity Construction of Activist Educators in Brazil (New York, Peter Lang, 2013). É membro do GT8 (Formação de Professores) da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd); foi editor-chefe da Formação Docente - Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores (2008-2011; 2011-2014) e coordena a Coleção Docência da Editora Autêntica, de Belo Horizonte.

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Publicado

2018-12-25

Como Citar

COSTA, Gislene Marino; DINIZ-PEREIRA, Júlio Emílio. Educação musical e formação de professores de Música na Argentina. Revista NUPEART, Florianópolis, v. 20, n. 2, p. 26–46, 2018. DOI: 10.5965/2358092520202018026. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/nupeart/article/view/13705. Acesso em: 22 dez. 2024.