Se essa bolsa fosse uma mulher: o dispositivo amoroso no espetáculo SóFridas
DOI :
https://doi.org/10.5965/2595034701292024361Mots-clés :
dispositivo amoroso, feminismo, gênero, teatro de objetosRésumé
O artigo trata da análise do espetáculo SóFridas da Trip Teatro (Rio do Sul/SC), à luz de teorias de gênero, os feminismos e os dispositivos amoroso e materno (ZANELLO, 2020). Aborda a linguagem do Teatro de Objetos, ressaltando as metáforas e simbologias evocadas em cena. Observa os modos como a dramaturgia encontra ecos em histórias pessoais de diversas mulheres, corroborando com a ideia de que “o pessoal é político” (lema feminista) e entendendo o espetáculo como uma anti-tecnologia de gênero (LAURETIS, 1984), ao questionar padrões e condutas ligadas às mulheres.
Téléchargements
Références
BRASIL, Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania. Violência doméstica e familiar contra a mulher: Ligue 180 e tudo o que você precisa saber. Disponível em https://www.gov.br/mdh/pt-br/assuntos/denuncie-violencia-contra-a-mulher/violencia-contra-a-mulher. Acesso em 18/05/2023.
CINTRA, W. e D´ÁVILA, F.R. in MONTEIRO, R. H. e ROCHA, C. (org.), Teatro de Objetos, uma prática contemporânea do teatro de animação, Anais do V Seminário Nacional de Pesquisa em Artes e Cultura Visual, Goiânia GO, UFG, FAV, 2012. Disponível em https://files.cercomp.ufg.br/weby/up/778/o/2012-61_Teatro_de_Objetos.pdf, Acesso em 20/08/23.
DUBATTI, Jorge. Cartografía Teatral: introducción al teatro comparado. 1ª ed. Buenos Aires: ATUEL, 2008.
LARIOS, Shaday. Los Objetos Vivos: escenarios de la materia indócil. Serie Teoría y Técnica Pasodegato. Edición eletrónica, México, 2021.
LAURETIS, Teresa de. A tecnologia do Gênero. In Hollanda, Heloísa Buarque (org.). Tendências e Impasses: o feminismo como crítica da cultura. Rio de Janeiro: Rocco, 1984.
MIRANDA, Maria Brígida de. Ementa da disciplina Introdução ao Teatro Feminista (UDESC), acervo pessoal, Florianópolis, 2020.
NASCIMENTO, Thyara Cristina do. SóFridas: a experiência do objeto em cena. Trabalho acadêmico. Acervo próprio.
PEDROZA, Mariana e ZANELLO, Valeska, Xingamentos e Violência Psicológica: análises psicodinâmicas dos papéis sociais de gênero em relações violentas. in TAVARES, Silvana Beline et al (org.), Direitos humanos das mulheres: múltiplos olhares, Goiânia: Gráfica UFG, 2016.
PIRAGIBE, Mario Ferreira. Manipulações: entendimentos e usos da presença e da subjetividade do ator em práticas contemporâneas de teatro de animação no Brasil. Tese. UNIRIO, Rio de Janeiro, 2012.
SOARES, Alex Apolônio. Mamulengo em tecnovívio: nós, quiprocós e folganças no caminho para a inclusão digital do teatro de bonecos popular pernambucano. Dissertação. UFRN, Natal, 2022.
VARGAS, Sandra. O Teatro de Objetos: histórias, ideias e reflexões, Móin Móin: Revista de Estudos sobre Teatro de Formas Animadas, v.01, nº07, p. 27 a 43, Florianópolis, 2010.
WINDMÖLLER, V. & ZANELLO, V. Depressão em homens: uma leitura a partir das masculinidades. In: Araújo, J.S. & Zago, M.M.F. Pluralidades Masculinas. Curitiba: CRV. 2016.
ZANELLO, Valeska. Saúde mental, gênero e dispositivos: cultura e processos de subjetivação, 1 Ed. Curitiba: Appris, 2018.
Links de vídeos:
https://www.youtube.com/watch?v=0zUnyG4AaLg. Teaser do espetáculo SóFridas (Trip Teatro), realizado em 20 de agosto de 2020. Acesso em 28/06/23.
https://www.youtube.com/watch?v=KcdRiDftbco. Bate-papo após apresentação do espetáculo SóFridas (Trip Teatro), realizado em 20 de agosto de 2020. Acesso em 28/06/23.
https://www.youtube.com/watchv=BEjNANCjGKI&feature=youtu.be. Espetáculo SóFridas (Trip Teatro), na íntegra. Acesso em 06/07/23.
https://www.youtube.com/watch?v=1gzV1hYC3ig&t=175s. Teaser do espetáculo Carne (Kiwi Cia de Teatro/Coletivo Comum). Acesso em 27/02/23.
https://vimeo.com/528487065. Espetáculo Carne (Kiwi Cia de Teatro/Coletivo Comum), na íntegra. Acesso em 27/02/23.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Móin-Móin - Revista de Estudos sobre Teatro de Formas Animadas 2024
Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
Ao submeter um artigo à Móin-Móin Revista de Estudos Sobre Teatro de Formas Animadas e tê-lo aprovado os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista: os direitos de primeira publicação e a permissão para que a Revista redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da revista Móin-Móin.
Plágio, em todas as suas formas, constitui um comportamento antiético de publicação e é inaceitável. A Revista Móin-Móin reserva-se o direito de usar software ou outros métodos de detecção de plágio para analisar os trabalhos submetidos.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.