O contemporâneo: uma leitura através do grafite e da moda
DOI:
https://doi.org/10.5965/1982615x08152015338Palavras-chave:
contemporaneidade, grafite, modaResumo
O objetivo deste trabalho é verificar como a arte e a moda representam o cotidiano na contemporaneidade, em especial no que se refere à crítica ao sistema vigente, à representação do instante formador do cotidiano e da apropriação da arte pelo consumo. Artes de Muro, também conhecidas como Grafites, foram escolhidas como fenômeno de observação por ser pública e de fácil acesso àqueles que interagem com o espaço urbano. Embora a Arte de Muro seja uma arte fixa, sua plástica é transportada para suportes móveis através da Moda. O Grafite é uma crítica aos moldes impostos pelo sistema, porém acaba por ser aglutinado e transformado em bens de consumo de alto valor.
Downloads
Referências
BABEL DAS ARTES . Disponível em:<http://babeldasartes.wordpress.com/category/arte/page/2/> .Acesso em:23/12/2013 as 21h34min.
BASQUIAT . Disponível em:<http://entretenimento.uol.com.br/noticias/redacao/2013/06/25/obra-de-basquiat-bate-recorde-e-e-leiloada-por-r29-milhoes.htm#fotoNav=23> .Acesso em:24/12/2013 as 00h08 min.
BAUDRILLARD, Jean. Simulacros e Simulação. Trad. Maria João da Costa Pereira. Lisboa: Relógio D’Agua Editora. 1991.
BAUDRILLARD. J. La Société de Consomattion. Paris:Gallimard.1970.
BAUMAN. Zygmunt. Vida para consumo: atransformação das pessoas em mercadoria. Trad. MEDEIROS. Carlos Alberto. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2008.
DELEUZE, Gilles. Platão e o Simulacro in Lógica do Sentido. Trad. Luiz Roberto Salinas. São Paulo: Perspectiva. 1974.
FASHIONDELUXE . Disponível em: < http://fashiondeluxe.wordpress.com/2009/02/26/lv-grafitti/> .Acesso em:23/12/2013 às 20h55min.
FFW . Disponível em: < http://ffw.com.br/noticias/cultura-pop/estampas/> .Acesso em:23/12/2013 as 20h48min.
FOCHI, Marcos Alexandre Bazeia. Comunicação nas Grifes do Hip Hop: intuição X estratégia. Revista FACOOM número 18, Faculdade Armando Alvares Penteado, FAAP. 2º semestre de 2007, p. 68.
GALERIA DO ROCK, disponível http://galeriadorock.com.br/blog/> .Acesso em:23/12/2013 às 19h15min.
GRIFES DE RUA, A PERIFERIA FASHION . Disponível em:<http://www2.uol.com.br/aprendiz/guiadeempregos/primeiro/noticias/ge050705.htm#3> .Acesso em:23/12/2013 as 17h40min.
JAMESON. Frederic. Postmodernism: or the Cultural Logic of Late Capitalism in New Left Review, 146, 1984.
LEFEBVRE, Henri. A vida cotidiana no mundo moderno. São Paulo: Ática. pg. 56-62.
LIPOVETSKY, Gilles. In Os tempos Hipermodernos. Gilles Lipovetsky com Sébastien Charles. Trad. Mário Vilela. São Paulo: Editora Barcarolla, 2004. p. 24-26.
MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. M. Metodologia Científica, 5ª ed., São Paulo, Editora Atlas, 2007.
OUTUBRO GRAFITADO . Disponível em: < http://www.namoral.com.br/blog/?p=1030> .Acesso em:23/12/2013 as 21h03 min.
PAPELPOP . Disponível em: < http://papelpop.com/2010/03/que-tal-um-tenis-supercolorido-da-louis-vuitton/> .Acesso em:23/12/2013 as 21h14min.
THE LITTTLE LIGHT, disponível em http://thelittlelighthousekeeper.blogspot.com.br/2010/10/she-aint-got-no-money-in-bank-sy_24.html> .Acesso em:23/12/2013 as 22h29min.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2014 Natália Alves de Toledo, Maria Silvia Barros de Held, Dilara Rúbia Pereira
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by-nc/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Ao submeter um artigo para publicação no ModaPalavra e-periódico, o(s) autor(es) concorda(m) com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista, sem pagamento;
- Os autores podem utilizar os mesmos resultados em outra publicações após a primeira publicação, desde que indiquem o ModaPalavra e-periódico como o meio de publicação original;
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente somente após a publicacão inicial no ModaPalavra e-periódico, desde que indiquem o ModaPalavra e-periódico como o meio de publicação original;
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), somente após o processo editorial e primeira publicação, desde que indiquem o ModaPalavra e-periódico como o meio de publicação original;
- Para indicar o ModaPalavra e-periódico como o meio de publicação original, o autor deve seguir texto modelo: "Este artigo foi publicado originalmente pelo ModaPalavra e-periódico, sob a licença CC BY NC, em seu volume [inserir volume], número [inserir número] no ano de [inserir ano], e pode ser acessado em: http://www.revistas.udesc.br/index.php/modapalavra/";
- As opiniões expressas nos artigos são de inteira responsabilidade dos autores, não refletindo necessariamente a opinião da revista. A publicação de artigos, fotos e desenhos foi autorizada previamente pelos responsáveis ou seus representantes para publicação no ModaPalavra e-periódico.