Projetos em design: Uma rede colaborativa de ensino para o desenvolvimento de produtos por meio do artesanato
DOI:
https://doi.org/10.5965/1982615x15362022170Palavras-chave:
Design, Artesanato, CocriaçãoResumo
O presente artigo aborda os saberes tradicionais do Cariri cearense ao relacionar ensino, design e artesanato, a partir da experiência entre a Universidade Federal do Cariri e as artesãs da Associação Mãe das Dores, uma parceria que tem o objetivo de relacionar diferentes saberes, criar produtos ergonomicamente confortáveis e utilizar materiais com responsabilidade ambiental. Por meio do design colaborativo, pretende-se criar bolsas que possam contribuir para sustentabilidade dessas comunidades. O método utilizado é pautado na resolução de problemas advindos de uma demanda das artesãs e solucionados com briefing, pesquisa, planejamento e desenvolvimento do projeto de design, a partir de uma abordagem multidisciplinar que envolve os conhecimentos empíricos das artesãs na criação de trançados, com métodos de projetos em design voltados para o mercado. Esta pesquisa proporcionou a realização de práticas manuais criativas desenvolvidas em oficinas de quintais para a criação de bordado, crochê e pintura manual, realizadas por alunos e artesãs, com foco no desenvolvimento pessoal.
Downloads
Referências
ASSOCIAÇÃO CAATINGA. Conheça e Conserve a Caatinga: O Bioma Caatinga. Volume 1. Fortaleza: Associação Caatinga, 2012.
BAXTER, Mike. Projeto de Produto: guia prático para o design de novos produtos. São Paulo: Editora Edgard Blücher, 2011.
BITTENCOURT, Antônio Carlos Peixoto. Desenvolvimento de uma metodologia de reprojeto de produto para o meio ambiente. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica). Centro Tecnológico. Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis (SC), 2001.
CMMAD - Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento – “Nosso Futuro Comum” 2. ed. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, 1991.
DELLA CAVA, Ralph. O milagre em Joazeiro. Tradução de Maria Yedda Linhares. 3. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2014.
DIAS, Carlos Rafael. Encantamento e civilização: construções discursivas de uma região (O cariri cearense). 2019. 554 f. Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2019.
FILHO FIGUEIREDO, José de. História do Cariri V.I. Coedição Secult/Edições URCA. Fortaleza: edições UFC, 2010.
FLETCHER, Kate; GROSE, Lynda. Moda e sustentabilidade: design para mudança. São Paulo: Senac São Paulo, 2011.
GRANGEIRO, Rebeca da Rocha; SILVA JR, Jeová Torres. Perfil dos Artesãos do Padre Cícero no Século XXI condições Socioeconômicas, Processo Produtivo, Aspectos Ambientais e Capacidade de Organização dos Artesãos de Juazeiro do Norte/Ce. Juazeiro do Norte: BSG, 2013.
SINGER, Paul. Introdução à economia solidária. São Paulo: Fundação Perseu Abramos, 2002.
KLAUCK, F; et al. A cocriação da moda: como o usuário compartilha ideias com o designer. Revista de Design, Tecnologia e Sociedade. Brasília, v.9, n.1, p. 57-72, 2020. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/design-tecnologia-sociedade/article/view/31479/28417. Acesso em: 02 abr. 2022.
Um pé de quê? Diretor: Estevão Ciavatta. Coprodução Futura/ Pindorama Filmes. Rio de Janeiro: Canal Futura, 2010. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=RiHbYRvi_xk. Acesso em: 29 Mar. 2022.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Márcia Qualio Baptista dos Santos, Silvia Held
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Ao submeter um artigo para publicação no ModaPalavra e-periódico, o(s) autor(es) concorda(m) com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista, sem pagamento;
- Os autores podem utilizar os mesmos resultados em outra publicações após a primeira publicação, desde que indiquem o ModaPalavra e-periódico como o meio de publicação original;
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente somente após a publicacão inicial no ModaPalavra e-periódico, desde que indiquem o ModaPalavra e-periódico como o meio de publicação original;
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), somente após o processo editorial e primeira publicação, desde que indiquem o ModaPalavra e-periódico como o meio de publicação original;
- Para indicar o ModaPalavra e-periódico como o meio de publicação original, o autor deve seguir texto modelo: "Este artigo foi publicado originalmente pelo ModaPalavra e-periódico, sob a licença CC BY NC, em seu volume [inserir volume], número [inserir número] no ano de [inserir ano], e pode ser acessado em: http://www.revistas.udesc.br/index.php/modapalavra/";
- As opiniões expressas nos artigos são de inteira responsabilidade dos autores, não refletindo necessariamente a opinião da revista. A publicação de artigos, fotos e desenhos foi autorizada previamente pelos responsáveis ou seus representantes para publicação no ModaPalavra e-periódico.