Cartelas De Cores: Uma Proposta Metodológica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/1982615x13272020074

Palavras-chave:

design de moda, cartela de cores, metodologia projetual

Resumo

O presente artigo tem por objetivo propor uma metodologia de criação de cartelas de cores a partir da identificação das etapas de projeto. A proposta consiste em estabelecer a cartela como uma síntese da relação de variáveis que direcionam a seleção de cores por meio de critérios objetivos. A metodologia se apoia no diagrama do funil de decisões apresentado Baxter e demarca 3 etapas específicas: marca, tendências e tema-moodboard. As etapas são contextualizadas nas fases de pesquisa e geração de ideias e detalhadas de acordo com a prática de criação de cartelas de cores para o desenvolvimento de produtos.

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Biografia do Autor

Joao Dalla Rosa Junior, Pontifical Catholic University of Rio de Janeiro

Doutor e mestre em Design pela PUC-Rio, é especialista em Design de Moda pela Faculdade SENAI CETIQT e em Cultura e Arte Barroca pela Universidade Federal de Ouro Preto. Possui graduação em Licenciatura em Artes Plásticas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2005). Ingressou em 2011 no SENAI CETIQT atuando como docente nos cursos de graduação em Design de Moda e em Tecnologia em Produção de Vestuário e nos cursos de pós-graduação lato sensu em Design de Moda e em Design de Estampas. 

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Publicado

2020-03-31

Como Citar

ROSA JUNIOR, Joao Dalla. Cartelas De Cores: Uma Proposta Metodológica. Modapalavra e-periódico, Florianópolis, v. 13, n. 28, p. 74–98, 2020. DOI: 10.5965/1982615x13272020074. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/modapalavra/article/view/15392. Acesso em: 20 dez. 2024.

Edição

Seção

Variata