Por uma abordagem qualitativa dos dados: A pesquisa de tendências embasada na Grounded Theory
DOI:
https://doi.org/10.5965/1982615x05102012047Palabras clave:
Grounded Theory, tendências, pesquisa qualitativaResumen
Este trabalho considera a necessidade da compreensão das tendências de moda através de uma abordagem das ciências sociais. Para tal, realizou-se levantamento textual teórico acerca de bases das ciências sociais, considerando principalmente termos como pesquisa qualitativa, complexidade e fator humano. A aproximação com as ciências sociais deu-se ao fato da necessidade da utilização de uma metodologia de pesquisa qualitativa que está embasada em um procedimento de comparação de modos de conduta e ação constantes. Após a pesquisa textual, desenvolveu-se uma metodologia conceitual de trabalho própria, tendo seus alicerces na Teoria Fundamentada nos Dados de Glaser (1978) e Strauss e Corbin (1990). O modelo conceitual metodológico proposto envolve três principais fases: coletada, análise de dados e delimitação de teorias.
Descargas
Citas
BACK, Suzana. Pesquisa de Tendências – um modelo de referência para pesquisa prospectiva. 2008. 138f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) – Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, UFSC, Florianópolis.
BARCARO, Andrea. Os processos de uma empresa de moda. In: SORCINELLI, Paolo (org.). Estudar a Moda: corpos, vestuários, estratégias. pp.143 – 156.
BAUMAN, Zygmunt; MAY, Tim. Aprendendo a pensar com a sociologia. Tradução Alexandre Werneck. Rio de Janeiro: Zahar Ed., 2010.
BRAIN RESERVE. Trends matter. Disponível em: . Acesso em: 07/jun/2008.
BRANNON, E. Fashion Forecasting. NY: Fairchild Publications, 2000.
CALDAS, D. Observatório de Sinais – teoria e prática da pesquisa de tendências. Rio de Janeiro: Senac, 2004.
CALDAS, Dário. Observatório de sinais: teoria e prática da pesquisa de tendências. Rio de Janeiro: Senac Rio, 2004.
_____________. Evoluções recentes na imagem da moda no Brasil. In: CASTILHO, Kathia; OLIVEIRA, Ana Claudia (org). Corpo e Moda: por uma compreensão do contemporâneo. Barueri – SP: Estação das letras e Cores Editora, 2008. pp. 231 – 237.
CASSIANI, S. de B.; CALIRI, M.H.L.; PELÁ, N.T.R. A teoria fundamentada nos dados como abordagem da pesquisa interpretativa. Rev.latino-am.enfermagem, v. 4, n. 3, p. 75-88, dezembro 1996.
CASTILHO, Kathia. MARTINS, Marcelo M. Discursos da Moda: semiótica, design e corpo. 2ª ed. São Paulo: Editora Anhembi Morumbi, 2005.
DORNELLES, Juliana. Entrevista: Dario Caldas. Disponível em: <http://julianadornelles.com.br/texts/noticias_ver/id/232/>. Acesso em: 11/02/2010 às 20:55
DURKHEIM, Émile. As Regras do Método Científico. São Paulo: Martin Claret, 2004.
ERNER, Guillaume. Vítimas da moda?: como a criamos e por que a seguimos? São Paulo: Editora Senac, 2005.
GIALDINO, Irene; CHERNOBILSKY, Lília; BÉLIVEAU, Verônica. Estrategias de investigación cualitativa. Buenos Aires: Gedisa Editoral, 2007.
GODOI, Christiane Kleinübing; BANDEIRA-DE-MELLO, Rodrigo; SILVA, Anielson Barbosa da. Pesquisa Qualitativa em Estudos Organizacionais: Paradigmas, Estratégias e Métodos. São Paulo: Editora Saraiva, 2006.
HAGUETTE, Teresa Maria Frota. Metodologias Qualitativas na Sociologia. 8ª edição. Petrópolis – RJ: Editora Vozes, 2001.
JONES, S. J. Diseño de Moda. Barcelona: Art Blume, 2002.
LIPOVETSKY, G. O Império do Efêmero. São Paulo: Companhia das Letras, 1999.
LORIERI, Marcos Antônio. Educação Escolar numa perspectiva da Teoria da Complexidade. – UNINOVE. Disponível em: <
http://www4.uninove.br/grupec/Educacao_Escolar.htm>. Acesso em: 28/ago/2008.
LYNCH, Annette. STRAUSS, Mitchell. Changing Fashion: A critical introduction to trend analysis and meaning. New York/Oxford: Berg, 2007.
MANN, Peter H. Métodos de Investigação Sociológica. 4ª edição. Rio de Janeiro: Zahar Editores: 1979.
MIRANDA, Ana Paula de. Consumo de moda: a relação pessoa-objeto. São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2008.
MORIN, Edgar. A cabeça bem-feita: repensar a reforma e reformar o pensamento. 7ª edição. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2002.
MORIN, Edgar. [et al]. Ensaios de Complexidade (4ª. ed.). Porto Alegre: Sulina, 2006.
OLIVEIRA, Ana Sofia Carreço de. O Estudo das Tendências para o Processo de Design. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Design Industrial) – Programa de Graduação em Design Industrial, UDESC, Florianópolis.
PALOMINO, Erika. A Moda. 2ª ed. São Paulo: Publifolha, 2003.
PERNA, R. Fashion Forecasting. New York: Fairchild Publications, 1987.
PETRAGLIA, Isabel Cristina. Edgar Morin, a Educação e a Complexidade do Ser e do Saber. Petrópolis: Vozes, 1995.
PIRES, Dorotéia Baduy (org). Design de Moda: Olhares Diversos. Barueri: Estação das Letras e Cores Editora, 2008.
PRECIOSA, Rosane. Produção Estética: Notas sobre Roupas, Sujeitos e Modos de Vida. São Paulo: Ed. Anhembi Morumbi, 2005.
PUCHASKI, Kleber R. Feel the future: perceptions of branding and design towards product development in the motor industry. Tese de doutorado - Royal College of Art. Londres, 2008
RECH, Sandra R. Moda: por um fio de qualidade. Florianópolis: Editora da UDESC, 2002.
SCHIRMER, Mauryn. A Pesquisa de Moda e as Ciências Sociais: um Diálogo Necessário. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Moda) – Programa de Graduação em Moda, UDESC, Florianópolis.
SEXE, Nestor. Casos de comunicacíon y cosas de diseño. Buenos Aires: Padiós, 2007.
SORCINELLI, Paolo (org.). Estudar a Moda: corpos, vestuários, estratégias. São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2008.
STRADA, Nanni (2008). Relatos de uma designer de moda. In: PIRES, Dorotéia Baduy (org). Design de Moda: Olhares Diversos. pp.115 – 125.
TOP 5 TREND WATCHING TIPS. Disponível em: . Acesso em: 08/jul./2008.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2016 Amanda Queiroz, Richard Perassi Luiz de Souza, Sandra Regina Rech
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by-nc/4.0/88x31.png)
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Al enviar un artículo para su publicación en ModaPalavra e-periodico, el (los) autor (es) aceptan los siguientes términos:
- Los autores mantienen los derechos de autor y otorgan a la revista el derecho a la primera publicación, con el trabajo licenciado simultáneamente bajo Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International, que permite compartir el trabajo con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista, sin pago;
- Los autores pueden utilizar los mismos resultados en otras publicaciones después de la primera publicación, siempre que indiquen ModaPalavra e-periodical como medio de publicación original;
- Los autores pueden asumir contratos adicionales por separado solo después de la publicación inicial en ModaPalavra e-periodical, siempre que indiquen ModaPalavra e-periodic como el medio de publicación original;
- Se permite y anima a los autores a publicar y distribuir su trabajo en línea (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su página personal), solo después del proceso editorial y la primera publicación, siempre que indiquen el ModaPalavra periódico electrónico como medio de publicación original;
- Para indicar ModaPalavra e-periodic como medio de publicación original, el autor debe seguir el texto modelo: "Este artículo fue publicado originalmente por ModaPalavra e-periodic, bajo la licencia CC BY NC, en su volumen [insertar volumen], número [ insertar número] en el año de [insertar año], y se puede acceder en: http://www.revistas.udesc.br/index.php/modapalavra/ ";
- Las opiniones expresadas en los artículos son responsabilidad exclusiva de los autores y no reflejan necesariamente la opinión de la revista. La publicación de artículos, fotografías y dibujos fue previamente autorizada por los responsables o sus representantes para su publicación en ModaPalavra e-periodic.