O consumo e a celebração dos objetos

Autores/as

  • Gisele Franke Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Florianópolis, SC

DOI:

https://doi.org/10.5965/1982615x02032009044

Palabras clave:

Consumo, Moda, Contemporaneidade

Resumen

Este artigo se propôs a investigar a condição do consumo de massa na sociedade contemporânea e suas relações com a moda e os indivíduos desta sociedade. Amparada nas publicações teóricas sobre o assunto, aborda o desenvolvimento deste (o consumo) juntamente com as transformações sofridas pela sociedade até a sua espetacularização e condição de fornecedor para a articulação das aparências. Fator de extrema importância no sistema de moda, o consumo se mostra mais complexo do que um comércio de objetos, ele se apresenta como troca de símbolos e atribuição de valores. Em meio a processos de massificação, o próprio consumo de massa devido a sua diversidade e alcance, se torna uma ferramenta de individualização, através da escolha do consumidor. Aliado a busca de prazer ou felicidade, trabalha em movimento constante, cíclico, efêmero, juntamente ao poder da moda, despertando desejo, que volta a impulsionar o movimento das novidades.

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Endereço eletrônico

www.veja.abril.com.br > acessado em: 21/04/2008

Publicado

2009-01-01

Cómo citar

FRANKE, Gisele. O consumo e a celebração dos objetos. ModaPalavra e-periódico, Florianópolis, v. 2, n. 3, 2009. DOI: 10.5965/1982615x02032009044. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/modapalavra/article/view/7684. Acesso em: 27 nov. 2024.

Número

Sección

Ensayo