Moda, comunicação e sociedade: uma reflexão acerca dos sistemas de moda e suas possibilidades comunicacionais e contraculturais
DOI:
https://doi.org/10.5965/1982615x06122013127Palabras clave:
moda, comunicação, cultura hip-hopResumen
A presente pesquisa consiste em uma reflexão teórica onde buscaremos um diálogo entre autores que tratam sobre teorias da comunicação - como Herbert Marcuse e Jesús Martín-Barbero - e sobre as relações existentes entre moda e comunicação - como Malcolm Barnard e Norval Baitello Jr. Nossa intenção foi a de refletirmos sobre o caráter comunicacional dos sistemas de moda e aproximarmos nosso objeto de estudo da futura dissertação - a moda hip-hop - das teorias comunicacionais. Esse trajeto nos possibilitou ao final do trabalho a realização de um caminho que foi além da comum abordagem mercadológica quando se trata da relação entre comunicação e sistemas de moda, nos levando a concluir que existe a possibilidade de realização de reflexões mais amplas e complexas que englobem também as dinâmicas sociais e o caráter contracultural dos sistemas de moda.Descargas
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