Moda, comunicação e sociedade: uma reflexão acerca dos sistemas de moda e suas possibilidades comunicacionais e contraculturais

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5965/1982615x06122013127

Palabras clave:

moda, comunicação, cultura hip-hop

Resumen

A presente pesquisa consiste em uma reflexão teórica onde buscaremos um diálogo entre autores que tratam sobre teorias da comunicação - como Herbert Marcuse e Jesús Martín-Barbero - e sobre as relações existentes entre moda e comunicação - como Malcolm Barnard e Norval Baitello Jr. Nossa intenção foi a de refletirmos sobre o caráter comunicacional dos sistemas de moda e aproximarmos nosso objeto de estudo da futura dissertação - a moda hip-hop - das teorias comunicacionais. Esse trajeto nos possibilitou ao final do trabalho a realização de um caminho que foi além da comum abordagem mercadológica quando se trata da relação entre comunicação e sistemas de moda, nos levando a concluir que existe a possibilidade de realização de reflexões mais amplas e complexas que englobem também as dinâmicas sociais e o caráter contracultural dos sistemas de moda.

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Publicado

2013-07-01

Cómo citar

MARQUES, Camila. Moda, comunicação e sociedade: uma reflexão acerca dos sistemas de moda e suas possibilidades comunicacionais e contraculturais. ModaPalavra e-periódico, Florianópolis, v. 6, n. 12, p. 127–140, 2013. DOI: 10.5965/1982615x06122013127. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/modapalavra/article/view/3480. Acesso em: 20 dic. 2024.