“El Modista y su Marca”: nuevas perspectivas en el campo de la Alta Costura, entre producción y consumo

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5965/1982615x18462025230

Palabras clave:

producción, consumo, marcas de Alta Costura

Resumen

Este artículo aborda el campo de Alta Costura, establecido institucionalmente en París durante el período 1960-1970 e analizado inicialmente por Pierre Bourdieu y Yvette Delsaut en 1975, en la obra “Le couturier et sa griffe: contribution à une théorie de la magie” (El diseñador de moda y su etiqueta: contribución a una teoría de la magia). Situado en la intersección entre moda y lujo, este estudio dirige su mirada hacia posiciones contemporáneas de la dicotomía estructura/agencia - constructo fundamental de la sociología Bourdieusiana. Mediante un marco metodológico de análisis retórico aplicado a representaciones mediáticas, se investigan nuevas configuraciones estructurales en este ámbito, rediseñando lo clásico diagrama original de Bourdieu e cartografiando posiciones contemporáneas dentro de un campo que continúa ejerciendo una influencia simbólica sustancial sobre los mercados de moda y lujo. También aborda las formas emergentes de agenciamiento entre marcas de lujo y consumidores - un vacío teórico en el marco original de Bourdieu. Los resultados demuestran cómo las estructuras tradicionales de distinción persisten junto con estrategias innovadoras de las marcas (incluyendo herramientas como Launchmetrics) y agencias de consumidores transformadas en el contexto digital, con nuevas dinámicas de consumo y modalidades de legitimidad simbólica.

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Biografía del autor/a

Morgana de Melo Machado, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Professora voluntária do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal de Santa Maria - RS. Pós-doutoranda e doutora em Ciências Sociais com ênfase em Antropologia Social, pela UFSM (2023); Mestre em Ciências Sociais pela UFSM (2014). Especialista em Comunicação e Projetos de Mídia, pela UNIFRA (2012). Especialista em Gestão Pública, pela UFSM (2012); Jornalista formada pela UFSM (2005). Acadêmica de Ciências Sociais na UFSM (2023). Integrante do Grupo de Pesquisa NECON (Núcleo de Estudos Contemporâneos) do PPGCSociais, coordenado pela Profa. Dra. Maria Catarina Chitolina Zanini. Pesquisadora sobre fenômenos e processos socioculturais que envolvem o corpo e suas corporalidades, subjetividades e agenciamentos, buscando compreendê-lo etnograficamente por meio de antropologias que conectam urbanidades, sentidos, digital, atravessados por diversas temáticas como luxo, moda, beleza e lazer nos contextos de suas sociabilidades e práticas. Mãe da Maria Flora, da Maria Eugênia e do José Ariel.

Thainá Saciloto , Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Doutoranda em Ciências Sociais (PPGCSociais - UFSM). Bacharela de Ciências Sociais pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Mestra em Ciências Sociais Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Pesquisa junto ao NEERD - Núcleo de Estudos sobre Emoções e Realidades Digitais e possui pesquisas relacionadas à Antropologia e Sociologia do Consumo, Sociologia e Antropologia Digital. Assim como discussões que abarquem os atravessamentos de bens de consumo, moda e vestuário, distinção social e espaços de sociabilidade suscitados em torno destes, representações corporais e corporalidades, também no estudos sobre mídias digitais e jogos. Suas pesquisas atuais também envolvem a temática de gênero e memória social, especificamente trabalhando com consumo, colecionismo e masculinidade.

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Publicado

2025-07-01

Cómo citar

MACHADO, Morgana de Melo; SACILOTO , Thainá. “El Modista y su Marca”: nuevas perspectivas en el campo de la Alta Costura, entre producción y consumo. ModaPalavra e-periódico, Florianópolis, v. 18, n. 46, 2025. DOI: 10.5965/1982615x18462025230. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/modapalavra/article/view/26061. Acesso em: 1 sep. 2025.