Resistência e criação: arte e moda em Fernanda Yamamoto
DOI:
https://doi.org/10.5965/1982615x16392023e0011Palavras-chave:
resistência, arte, Fernanda YamamotoResumo
Este artigo tem por objetivo compreender de que modo se conectam criação e resistência na produção de Fernanda Yamamoto, estilista brasileira reconhecida nacional e internacionalmente, voltada para a edição n.52 do São Paulo Fashion Week, ocorrida em novembro de 2021. O processo de produção de informações para a pesquisa resultou da imersão no ateliê da artista no período que antecedeu ao desfile, e foram registradas em diário de campo. As discussõessobre o sistema hipermoda tecidas por Gilles Lipovetsky, somadas às ideias da arquitetônica da criação artística de Mikhail Bakhtin, dentre outras contribuições, fundamentam as análises que entretecem a criação de Fernanda Yamamoto com o campo da moda e o campo artístico. Os modos de criar, fazer e mostrar uma coleção marcam o posicionamento ético-estético-político da artista e sua equipe em relação à participação na semana internacional de moda de São Paulo e, numa perspectiva ampliada, ao grande contexto hipermoda.
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