Resistência e criação: arte e moda em Fernanda Yamamoto

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/1982615x16392023e0011

Palavras-chave:

resistência, arte, Fernanda Yamamoto

Resumo

Este artigo tem por objetivo compreender de que modo se conectam criação e resistência na produção de Fernanda Yamamoto, estilista brasileira reconhecida nacional e internacionalmente, voltada para a edição n.52 do São Paulo Fashion Week, ocorrida em novembro de 2021. O processo de produção de informações para a pesquisa resultou da imersão no ateliê da artista no período que antecedeu ao desfile, e foram registradas em diário de campo. As discussõessobre o sistema hipermoda tecidas por Gilles Lipovetsky, somadas às ideias da arquitetônica da criação artística de Mikhail Bakhtin, dentre outras contribuições, fundamentam as análises que entretecem a criação de Fernanda Yamamoto com o campo da moda e o campo artístico. Os modos de criar, fazer e mostrar uma coleção marcam o posicionamento ético-estético-político da artista e sua equipe em relação à participação na semana internacional de moda de São Paulo e, numa perspectiva ampliada, ao grande contexto hipermoda.

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Biografia do Autor

Milena Mayuri Pellegrino Ogushi, Universidade Federal de Santa Catarina

Graduada em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (2011) e em Moda pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2019).

Andréa Vieira Zanella, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutora em Psicologia da Educação pela PUC/SP. Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFSC. 

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Publicado

2023-11-01

Como Citar

OGUSHI, Milena Mayuri Pellegrino; ZANELLA, Andréa Vieira. Resistência e criação: arte e moda em Fernanda Yamamoto. Modapalavra e-periódico, Florianópolis, v. 16, n. 39, p. 01–27, 2023. DOI: 10.5965/1982615x16392023e0011. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/modapalavra/article/view/23061. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

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