Diseño pro-sustentabilidad en la formación de mujeres y falta de divulgación del producto de moda en los medios digitales

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5965/1982615x16392023e0005

Palabras clave:

Fomación de mujeres, Diseño pro-sostenibilidad, Medios digitales

Resumen

En este estudio se presenta una estrategia educativa desarrollada por ONG Instituto Trama Ética durante el curso de moda “Mãos à Ecomoda”, realizado entre octubre y diciembre de 2021 en la ciudad de Florianópolis/SC. Tiene como objetivo evidenciar la formación de mujeres volcada para el diseño pro-sustentabilidad y cómo el proceso educativo puede estar vinculado al aporte del ambiente digital de las redes sociales. El referencial teórico empleado en el abordaje del objeto contó con investigación bibliográfica sobre los temas upcycling, circularidad en la cadena de producción y consumo, moda ética, moda sostenible y medios digitales. Por tratarse de una investigación aplicada, se utilizó de informes como soporte para describir las actividades desarrolladas durante el proyecto, y el análisis de contenido como recurso para tratar de los relatos recolectados. Los principales resultados apuntaron a una buena aceptación de la temática pro-sustentabilidad en la moda entre las participantes de dicho curso, así como la relevancia de inversiones en proyectos de extensión centrados en la temática de la sostenibilidad, siendo una herramienta para la reducción de impactos socioambientales causados por el sector de la moda. Finalmente, las consideraciones finales revelan un distanciamiento de la comunidad observada en relación a las tecnologías digitales, señalando desigualdades sociales e informacionales.

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Biografía del autor/a

Mariana Moreira Carvalho, Universidad Federal de Santa Catarina

Doutoranda em Design pela Universidade Federal de Santa Catarina. Mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Design de Vestuário e Moda (PPGModa) da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC, 2021). Pós-graduada em Design de Moda pelo Istituto Europeo di Design (IED Firenze, 2018). Graduada em Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN, 2016). Pesquisa o campo da Moda, em especial, os tópicos: sustentabilidade, upcycling, slow fashion, inovação social e pesquisa de moda. Trabalha com empreendedorismo local em Slow Fashion e ensino/aprendizagem de práticas pró-sustentabilidade na moda.

Berenice Santos Gonçalves, Universidad Federal de Santa Catarina

Professora Associada na Universidade Federal de Santa Catarina. Atua no Programa de Pós-Graduação em Design [Mestrado e Doutorado]. Desenvolve pesquisas nas linhas de Mídia e Mídia e Tecnologia a partir dos seguintes eixos: " interação e Interface", "Design de midias digitais" e "Recursos educacionais acessíveis". É líder do grupo de pesquisa "Publicações digitais" e vice-líder do grupo de pesquisa "Ambientes Hipermídia para apoio ao processo ensino aprendizagem". Ministra disciplinas nas áreas de Usabilidade, Design Digital e Teoria da Cor para o curso de Graduação em Design. Possui Doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2004), mestrado em Artes Visuais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1997) e graduação em Artes Visuais - Bacharelado e Licenciatura pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1990).

Luiz Fernando Gonçalves de Figueiredo, Universidad Federal de Santa Catarina

Possui graduação em Engenharia Sanitária pela Universidade Federal de Mato Grosso (1998), mestrado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Santa Catarina (1995) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2000). Atualmente é professor efetivo da Universidade Federal de Santa Catarina e coordena o NASDESIGN-Núcleo de Abordagem Sistêmica do Design. Tem experiência na área de Design, com ênfase em Design e Inovação Social, especificamente com informação e sustentabilidade em produto e processo. Participa dos programas de pós-graduação em Design UFSC. Faz parte do grupo de avaliadores do INEP/MEC. É lider do grupo de pesquisa em Abordagem Sistêmica do Design e pesquisador CNPq. Pós-Doutorado na Universidade Federal de Mato Grosso Sul em Tecnologia Ambiental no Laboratório de Geoprocessamento para Aplicações ambientais com a utilização de VANTs.

Neide Köhler Schulte, Universidade do Estado de Santa Catarina

Graduação em Desenho e Plástica pela Universidade Federal de Santa Maria UFSM-RS (1992), especialização em Ensino da Arte pela UNIVILLE e especialização em Moda pela Universidade do Estado de Santa Catarina UDESC-SC, mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina UFSC-SC (2003), doutorado em Design pela PUC-Rio (2011). Atualmente é professora titular da Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC, na graduação e mestrado do curso de Moda, e diretora de extensão do Ceart- Udesc. Tem experiência nas áreas de Artes, Moda e Design com ênfase em sustentabilidade, atuando principalmente nos seguintes temas: design de superfície, desenho digital, estamparia, audiovisual, ecomoda, ecofeminismo, sustentabilidade, responsabilidade socioambiental e cultural, economias: criativa, circular e solidária.

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Publicado

2023-04-10

Cómo citar

CARVALHO, Mariana Moreira; GONÇALVES, Berenice Santos; FIGUEIREDO, Luiz Fernando Gonçalves de; SCHULTE, Neide Köhler. Diseño pro-sustentabilidad en la formación de mujeres y falta de divulgación del producto de moda en los medios digitales. ModaPalavra e-periódico, Florianópolis, v. 16, n. 39, p. 1–25, 2023. DOI: 10.5965/1982615x16392023e0005. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/modapalavra/article/view/22523. Acesso em: 22 nov. 2024.

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