Coolhunting e estudos de tendências aplicados à moda: modelo de segmentação estratégica

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DOI:

https://doi.org/10.5965/1982615x09172016006

Palabras clave:

estudos de tendencias, coolhunting, sistema da moda

Resumen

O presente ensaio explora novas metodologias e conceitos no âmbito do desenvolvimento do produto e da marca de moda. Para tal, é sublinhada a importância dos Estudos de Tendências e do Coolhunting que indicam pistas sobre novas mentalidades e comportamentos do consumidor. As tradicionais abordagens ao sistema da moda revelam um fenómeno complexo onde por detrás do objeto, ou seja, da manifestação visível da moda, existe toda uma construção simbólica e uma relação de poderes que importa compreender e que dá origem a padrões e a novos gostos.

Este trabalho começa por abordar o sistema da moda, para desenvolver de seguida os Estudos de Tendências e o Coolhunting. No fim, apresenta-se um modelo de aplicação dos Estudos de Tendências na área da Moda, com foco no potencial de segmentação de grupos e de públicos.

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Publicado

2016-01-01

Cómo citar

GOMES, Nelson Pinheiro; LOPES, Maria Ana Vieira; ALVES, Paulo Emanuel. Coolhunting e estudos de tendências aplicados à moda: modelo de segmentação estratégica. ModaPalavra e-periódico, Florianópolis, v. 9, n. 17, p. 006–026, 2016. DOI: 10.5965/1982615x09172016006. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/modapalavra/article/view/1982615x09172016006. Acesso em: 21 nov. 2024.