Um olhar sobre o papel da mulher rendeira na história da moda brasileira
DOI:
https://doi.org/10.5965/1982615x08162015050Palabras clave:
historia da moda, mulher rendeira, sociedade brasileiraResumen
O presente artigo faz uma reflexão sobre o papel da mulher rendeira na sociedade brasileira, discutindo as transformações, a apropriação do conhecimento e as ressignificações do fazer manual de rendas no século XX e XXI. Para isso, apoia-se na análise de imbricamentos sociais e culturais com abordagem pela micro-história de vida da senhora da alta sociedade carioca, rendeira, usuária e colecionadora. Analisando os dois principais cenários sociais, a elite e a classe trabalhadora, verificou-se que a relação de produção de rendas, nos séculos estudados, modificaram-se em decorrência do atual modelo de vida das mulheres.
Descargas
Citas
ANDRADE, Rita. Por debaixo dos Panos: cultura e materialidade de nossas roupas e tecidos. In: Tecidos e sua conservação no Brasil: museus e coleções. São Paulo: Museu Paulista da USP, 2006.
BALBINOT, G.; PEREIRA, R.; ZANELLA, A. A renda que enreda: analisando processos de constituir-se rendeira. Educação&Sociedade, Vol. 21, n. 71. Campinas, jul., 2000. Disponível em http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302000000200011. Acesso em 18 fev. 2015.
BARROS, J. de A. Sobre a feitura da micro-história.OPSIS, vol. 7, nº 9, jul-dez 2007. Disponível em www.revistas.ufg.br/index.php/Opsis/article/download/9336/6428. Acesso em20 abr. 2015.
______; História da Cultura Material: notas sobre um campo histórico em suas relações intradisciplinares e interdisciplinares. In: Patrimoniuss,março/2009. Disponível em http://campodahistoria.blogspot.com.br/2011/01/historia-da-cultura-material.html. Acesso em 28 mai.2015.
BERGAMIN, C. A importânciada renda de bilro na economia familiar em Florianópolis a partir de 1900 e a sua continuidade no tempo presente. Revista Santa Catarina em História-Florianópolis, v.7, n.1, 2013 . Disponível em www.nexos.ufsc.br/index.php/sceh/article/download/561/270. Acesso em20 abr. 2015.
BIASOLI-ALVES, Z. M. Continuidades e rupturas no papel da mulher brasileira no século XX. Psicologia: Teoria e Pesquisa. Set-Dez 2000, Vol. 16 n.3, PP. 233-239. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ptp/v16n3/4810.pdf. Acesso em16 abr. 2015.
BORGES, A., 2011. Design+Artesanato: o caminho brasileiro. SãoPaulo: Editora Terceiro Nome.
FALCI, Miridan Knox. Mulheres do sertão nordestino. In: DEL PRIORE, Mary (org.) História das Mulheres no Brasil.São Paulo: Contexto, 2010, p. 241 -277.
GINZBURG, C. Sinais: raízes de um paradigma indiciário. In: Mitos,emblemas, sinais. São Paulo: Companhia das Letras, 1994. p.143-179.
OLIVEIRA, Márcia P. Coleção Luiza Ramos: um nordeste imaginado em rendas.Dissertação de Mestrado –Mestrado em Museologia e Patrimônio. Universidade Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro,2014.
PROWN, J. Mind in matter: an introduction to material culture theory and method. In: PEARCE, S. Interpretingobjects and collections. Londres: Routledge, 1994. p. 133-138. Disponível em http://blogs.ubc.ca/qualresearch/files/2010/09/Mind-in-Matter.pdf. Acesso em 25 abr. 2015.
RAGO, Margareth. Trabalho feminino e sexualidade. In: DEL PRIORE, Mary. História das Mulheres no Brasil. São Paulo: Contexto, 2010, p. 578 -606.
SOUZA, G. de M. O espírito das roupas: a moda no século dezenove.São Paulo, Companhia das Letras, 1987.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2015 Vera Felippi, Evelise Anicet Rüthschilling, Joana Bosak de Figueiredo
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by-nc/4.0/88x31.png)
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Al enviar un artículo para su publicación en ModaPalavra e-periodico, el (los) autor (es) aceptan los siguientes términos:
- Los autores mantienen los derechos de autor y otorgan a la revista el derecho a la primera publicación, con el trabajo licenciado simultáneamente bajo Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International, que permite compartir el trabajo con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista, sin pago;
- Los autores pueden utilizar los mismos resultados en otras publicaciones después de la primera publicación, siempre que indiquen ModaPalavra e-periodical como medio de publicación original;
- Los autores pueden asumir contratos adicionales por separado solo después de la publicación inicial en ModaPalavra e-periodical, siempre que indiquen ModaPalavra e-periodic como el medio de publicación original;
- Se permite y anima a los autores a publicar y distribuir su trabajo en línea (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su página personal), solo después del proceso editorial y la primera publicación, siempre que indiquen el ModaPalavra periódico electrónico como medio de publicación original;
- Para indicar ModaPalavra e-periodic como medio de publicación original, el autor debe seguir el texto modelo: "Este artículo fue publicado originalmente por ModaPalavra e-periodic, bajo la licencia CC BY NC, en su volumen [insertar volumen], número [ insertar número] en el año de [insertar año], y se puede acceder en: http://www.revistas.udesc.br/index.php/modapalavra/ ";
- Las opiniones expresadas en los artículos son responsabilidad exclusiva de los autores y no reflejan necesariamente la opinión de la revista. La publicación de artículos, fotografías y dibujos fue previamente autorizada por los responsables o sus representantes para su publicación en ModaPalavra e-periodic.