Elementos do design emocional e semântica na concepção da toalha de mesa visando ativar a memória afetiva

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/1982615x14342021191

Palavras-chave:

design emocional, semântica, produto

Resumo

Tradicionalmente, em torno da mesa adornada com uma toalha, a família se reúne para as refeições e constroem momentos afetivos. Desses momentos, a memória afetiva guarda imagens, sabores e cheiros, que sobrevivem ao tempo e as toalhas de mesa são as responsáveis por essas referências. Nesse sentido, o objetivo dessa pesquisa foi identificar a atuação dos elementos do design emocional e as dimensões da semântica do produto para ativar a memória afetiva na concepção da toalha de mesa. Optou-se pela pesquisa qualitativa e descritiva, para a obtenção dos dados teóricos. Os resultados sugerem aplicar na metodologia projetual às contribuições de Jordan (1999), trazendo os benefícios emocionais, que dão prazer durante o uso dos produtos as contribuições de Norman (2004), que ligam as emoções a três níveis de processamento cerebral: visceral, comportamental e reflexivo, bem como a aplicação da semântica trazendo para o produto a dimensão pragmática e a dimensão emocional. 

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Biografia do Autor

Ricardo de Moura Mendonça, Universidade do Estado de Santa Catarina

Mestrando em Design de Vestuário e Moda (UDESC). Possui graduação em arquitetura e urbanismo pela Faculdade Barddal de Artes Aplicadas (2011) e pós graduação pelo Instituto de Pós Graduação e Graduação - IPOG (2015). Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Arquitetura e Urbanismo. Atualmente atua como arquiteto, atuando principalmente nos seguintes temas: arquitetura e arquitetura de interiores. Professor da Faculdade Cesusc, mantida pelo Complexo de Ensino Superior de Santa Catarina.

Icléia Silveira, Universidade do Estado de Santa Catarina

Doutora em Design pela Pontíficia Universidade Católica do Rio de Janeiro PUC/RIO. Mestre em Engenharia de Produção Universidade Federal de Santa Catarina UFSC. Especialista em Moda Universidade do Estado de Santa Catarina UDESC. Especialista em Atuação para Docente em Nível Superior Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. Licenciada em Geografia - Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. Professora Efetiva da Universidade do Estado de Santa Catarina UDESC.

Dulce Maria Holanda Maciel, Universidade do Estado de Santa Catarina

Doutora em Engenharia de pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professora da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc)

Lucas da Rosa, Universidade do Estado de Santa Catarina

Doutor em Design (Ano 2012) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Atualmente é professor efetivo na UDESC, trabalhando no Bacharelado em Moda e no Programa de Pós-Graduação do Mestrado Profissional de Design de Vestuário e Moda (PPGModa).

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Publicado

2021-09-30

Como Citar

MENDONÇA, Ricardo de Moura; SILVEIRA, Icléia; MACIEL, Dulce Maria Holanda; ROSA, Lucas da. Elementos do design emocional e semântica na concepção da toalha de mesa visando ativar a memória afetiva. Modapalavra e-periódico, Florianópolis, v. 14, n. 34, p. 191–215, 2021. DOI: 10.5965/1982615x14342021191. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/modapalavra/article/view/17333. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Variata

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