Sobre o Estar-Junto-Com Como Tendência Sociocultural e Coletivos Criativos: uma proposta interdisciplinar de metodologia para identificação de tendências visando cenários de futuro

Autores/as

  • Paula Cristina Visoná

DOI:

https://doi.org/10.5965/1982615x11222018113

Palabras clave:

tendências socioculturais, coletivos criativos, economia criativa, cenários de futuro

Resumen

Esse artigo se debruça sobre uma proposta de metodologia de identificação de tendências socioculturais e seus desdobramentos. Para desenvolver tal objetivo, abordamos o entendimento de tendências especialmente a partir de uma visão sociológica. Ao abrirmos essa perspectiva, introduzimos nosso entendimento de que tendências socioculturais são sensibilidades sociais, e assim sendo, estabelecem os princípios para a emergência de formas sociais, valores e outras tendências. O entendimento dessa relação é essencial, pois nos leva a abordar a correspondência entre o objeto de estudo dessa investigação – os Coletivos Criativos – e a tendência sociocultural estar-junto-com. Tendo estabelecido as conexões entre essas instâncias, o trabalho aborda a imanente relação entre elas e a emergência da economia criativa, também tratada aqui como economia da cultura. Após tecer essas afinidades, apresentamos a ferramenta cenários de futuro e localizamos sua utilização na proposta metodológica que desdobramos. Tal proposta se pauta em princípios da sociologia compreensiva, da antropologia interpretativa e do Dialogismo, tendo nos cenários de futuro um mecanismo de visualização, por meio de narrativa, de desenvolvimento para elementos identificados in loco em Coletivos Criativos da cidade Porto Alegre.

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Publicado

2018-07-01

Cómo citar

VISONÁ, Paula Cristina. Sobre o Estar-Junto-Com Como Tendência Sociocultural e Coletivos Criativos: uma proposta interdisciplinar de metodologia para identificação de tendências visando cenários de futuro. ModaPalavra e-periódico, Florianópolis, v. 11, n. 22, p. 113–174, 2018. DOI: 10.5965/1982615x11222018113. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/modapalavra/article/view/11885. Acesso em: 4 dic. 2024.