The body and the Modamática: a pedagogical experience report about the Cartesian Moulage

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5965/1982615x16392023e0003

Keywords:

Modamática, Apparel Patternmaking, Cartesian Moulage

Abstract

This article reports the pedagogical experience involved in the application of Cartesian Moulage at the Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), Campus Jaraguá do Sul (Brazil), in particular, in the context of the technical course in Clothing Modeling and the higher technology course in Fashion Design. Methodologically, the article consists of an applied, descriptive and qualitative research. Based on a bibliographic review about the concept of modamática and with the support of a field notebook, the scenario found before and after the application of the technique was narrated. Based on the report, it was inferred that cartesian moulage has potentialities that can be explored by the academic community interested in apparel patternmaking and that, from the students and professors point of view, the technique can contribute significantly to understand the three-dimensionality of the human body when facing the challenge of apparel design.

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Author Biographies

Mara Rubia Theis, Universidade Federal de Santa Catarina

É doutoranda em Design pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). É mestra em Design (2018) pela Universidade da Região de Joinville (Univille). É pós-graduada em Educação Profissional Integrada à Educação Básica (2011) pelo Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC). É graduada em Design de Moda (2005) pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci (Uniasselvi). Atualmente, é professora efetiva do IFSC e ministra aulas no Curso Superior de Tecnologia em Design de Moda.

Valdecir Babinski Júnior, Universidade Federal de Santa Catarina

É doutorando em Design pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). É mestre em Design de Vestuário e Moda (2021) pela Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). É pós-graduado em marketing (2018) pela Universidade de São Paulo (USP/ESALQ). É graduado em Moda, com habilitação em Design de Moda (2014), pela Udesc. Atualmente, é professor na Udesc e ministra aulas no bacharelado em Moda.

Marli Teresinha Everling, Universidade da Região de Joinville

É doutora em Design (2011) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). É mestra em Engenharia de Produção (2001) pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). É especialista em Conservação da Natureza e Educação Ambiental (2019) pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR). É graduada em Desenho Industrial (1998) pela UFSM. Realizou pós-doutorado em Filosofia (2022) na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS). Atualmente, é professora do Programa de Pós-Graduação em Design e do bacharelado em Design da Universidade da Região de Joinville (Univille).

Claudia Renata Mont'Alvão Bastos Rodrigues, Pontifical Catholic University of Rio de Janeiro

É doutora em Engenharia de Transportes (2001) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). É mestra em Engenharia de Transportes (1997) pela UFRJ. É graduada em Desenho Industrial (1994) pelo Centro Universitário da Cidade (UNIVER Cidade). Realizou pós-doutorado na Kookmin University, Coréia do Sul. Atualmente, é professora do Programa de Pós-Graduação em Design da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) e coordenadora do Laboratório de Ergodesign e Usabilidade de Interfaces (LEUI/PUC-Rio).

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Published

2023-02-17 — Updated on 2023-04-11

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How to Cite

THEIS, Mara Rubia; BABINSKI JÚNIOR, Valdecir; EVERLING, Marli Teresinha; RODRIGUES, Claudia Renata Mont’Alvão Bastos. The body and the Modamática: a pedagogical experience report about the Cartesian Moulage. ModaPalavra e-periódico, Florianópolis, v. 16, n. 39, p. 1–26, 2023. DOI: 10.5965/1982615x16392023e0003. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/modapalavra/article/view/22096. Acesso em: 24 nov. 2024.

Issue

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