Gestão Visual: mapeando experiências a partir de blueprints de serviço no cenário remoto

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/1982615x14312021244

Palavras-chave:

design de serviços, gestão visual, blueprint de serviço, recursos humanos

Resumo

A Gestão Visual aliada às ferramentas de Design de Serviços mostra-se como uma boa estratégia para a implementação do mapeamento de processos em cenários remotos. O objetivo geral do presente estudo foi apresentar seus conceitos e implementar o service blueprint como uma ferramenta facilitadora para o mapeamento de experiências dos processos da área de Recursos Humanos. Visando proporcionar a melhor interação e prática das ações, foi realizada a pesquisa-ação na empresa Jungle Devs, participando então do mapeamento de toda a jornada do processo de seleção de novos candidatos. A Gestão Visual por meio da ferramenta service blueprint mostrou-se necessária ao alinhamento do time nessa modalidade, além de facilitar o entendimento do processo aos demais colaboradores da empresa. Assim, a implementação do service blueprint como ferramenta visual foi desdobrada à demais processos, e de outras áreas, para que se atingisse a maturidade dos mesmos frente a expansão da empresa.

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Biografia do Autor

Débora Wernke, Universidade Federal de Santa Catarina

Mestranda em Design pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Júlio Monteiro Teixeira, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Desenvolveu parte da sua pesquisa por meio de Doutorado Sanduíche na University of Wuppertal (Alemanha) no departamento de Industrial Design. É Mestre em Gestão de Design pela UFSC (2011) e possui graduação em Design pela UDESC (2005) . Atualmente é Professor Adjunto II da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Site Pessoal: www.juliomontex.com.br Site Grupo de Pesquisa (LemmeLab): https://lemme.ufsc.br/

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Publicado

2021-01-29

Como Citar

WERNKE, Débora; TEIXEIRA, Júlio Monteiro. Gestão Visual: mapeando experiências a partir de blueprints de serviço no cenário remoto. Modapalavra e-periódico, Florianópolis, v. 14, n. 31, p. 244–267, 2021. DOI: 10.5965/1982615x14312021244. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/modapalavra/article/view/19504. Acesso em: 29 mar. 2024.