The creative process in the construction of a carnival costume: in search of a methodology

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5965/1982615x13272020048

Keywords:

carnival, methodology, carnival costume

Abstract

The parade of samba schools in Rio de Janeiro is a seasonal and thematic party that is performed by several professionals linked to the creation of services and products, depending on the party. In this article we analyze issues in the creative process of the designer Severo Luzardo, when designing a costume. Thus, we intend to emphasize the relations between carnival and design, inserting the carnival practice as a "particular form of design". For this we present a carnival costume inspired by corn and the co nsequent materialization of this project (from the sketch to the fantasy - ready prototype), weaving parallels with the methodological processes of fashion design and product design. We intend to discover practices that reveal us design processes and that le ad us to approach the carnival to the academic practice of design.

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Author Biographies

Cláudio Almeida, Federal University of Rio de Janeiro

Mestrando em Design pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2018). Possui graduação em Design pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC-Rio (2013),com bacharelado nas habilitações de Design de Projeto de Produto e Design de Moda; Foi bolsista PIBIC do Laboratório de Representação Sensível/ LaRS, representante do corpo discente nas reuniões de Comissão Geral do Departamento de Artes e Design/ DAD e presidente do Centro Acadêmico (2009/ 2010). Interessado em pesquisas que envolvem moda, carnaval e cultura popular.

O sistema acusa meu ORCID como inválido: https://orcid.org/0000-0003-4609-4404

Madson Oliveira, Federal University of Rio de Janeiro

Graduação em Estilismo e Moda (Universidade Federal do Ceará - UFC, 2002); Especialização no Ensino da Arte (Universidade Veiga de Almeida - UVA-Rj, 2005), Mestrado (2006) e Doutorado (2010) em Design, ambos realizados na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC-Rio. Entre 2013 e 2014 desenvolveu a pesquisa de pós-doutorado intitulada "A criação dos figurinos para o rancho Ameno Resedá, por meio da análise das aquarelas realizadas por Amaro Amaral, em 1913", sob supervisão da profa. Dra. Maria Cristina Volpi Nacif, no PPGAV-EBA/UFRJ. Professor no Programa de Pós-Graduação em Design - EBA/UFRJ (jan./2017); Professor Associado, do Curso de Artes Cênicas na Escola de Belas Artes/UFRJ (iniciou a atividade docente na EBA/UFRJ em 2003, em dos contratos de professor substituto). Foi Professor assistente A da Escola de Design, na Universidade Veiga de Almeida (entre 2003 e 2012) e foi Professor visitante do Curso de Pós-Graduação Moda e Marketing, Marista Católica do Ceará - CE. Foi Professor auxiliar I da Universidade Estácio de Sá (entre março a dezembro de 2007). Foi Coordenador do Curso: de Pós-Graduação Lato Sensu em Figurino e Carnaval (UVA-Rj, de set./2007 a mar./2009); Foi Coordenador do curso Superior de Graduação Tecnológica em Design de Carnaval (UVA-Rj, de jan./2008 a jan./2011). Entre abril/2012 e agosto/2014 foi coordenador do curso de Artes Cênicas/UFRJ (habitações: indumentária e cenografia). A partir de outubro/2014 assumiu a Chefia do Departamento de Artes Utilitárias - BAU/EBA. Desde maio/2018 é o responsável pelo novo Departamento de Artes Teatrais - BAT/EBA. Tem interesse em pesquisas na área de Artes, atuando principalmente nos seguintes temas: MODA, CARNAVAL, FIGURINO / INDUMENTÁRIA, ARTES e DESIGN. 

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Published

2020-03-31

How to Cite

ALMEIDA, Cláudio; OLIVEIRA, Madson. The creative process in the construction of a carnival costume: in search of a methodology. ModaPalavra e-periódico, Florianópolis, v. 13, n. 28, p. 48–73, 2020. DOI: 10.5965/1982615x13272020048. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/modapalavra/article/view/15382. Acesso em: 24 nov. 2024.

Issue

Section

Variata